Arquidiocese de Manaus

Arquidiocese celebra festa de São José e convoca fiéis para vivenciar o ano dedicado a este santo que é padroeiro da Igreja

A Arquidiocese de Manaus festejou na tarde do dia 19 de março, o dia do Santo Padroeiro da Igreja, São José Esposo de Maria, com missa solene no Santuário Arquidiocesano São José, presidida pelo arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, que na ocasião convocou a abertura do ano dedicado a São José, em sintonia com o Papa Francisco. Estiveram presentes na celebração um número restrito de pessoas, composto por padres e leigos do setor Centro Histórico do qual faz parte o santuário.  A missa foi concelebrada pelos bispos auxiliares Dom José Albuquerque e Dom Tadeu Canavarros, pelo Monsenhor José Carlos Sabino, pelo coordenador de Pastoral Pe. Geraldo Bendaham, e por alguns padres convidados.

No início da celebração, Dom Tadeu Canavarros, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, leu a carta de abertura do Ano de São José na Arquidiocese de Manaus, convocada pelo Papa Francisco no dia 8 de dezembro de 2020, um ano especial anunciado juntamente com a publicação da carta apostólica Patris corde (“Com coração de pai”) que marca também os 150 anos da declaração de São José como Pai da Igreja.

O Ano de São José na Arquidiocese de Manaus se estenderá até 19 de março de 2022 e através da carta o arcebispo exortou as paróquias, comunidades e outras organizações pastorais dedicadas a São José, que sejam as primeiras a propagar na grandeza deste ano os traços da vida de São José. Também anunciou algumas atividades que serão realizadas ao longo do ano, pedindo que as famílias sejam confiadas ao Padroeiro da Igreja e convidando a rezar a oração do Papa Francisco para o Ano de São José.

“Glorioso Patriarca São José, cujo poder consegue tornar possíveis as coisas impossíveis, vinde em minha ajuda nestes momentos de angústia e dificuldade. Tomai sob a vossa proteção as situações tão graves e difíceis que Vos confio, para que obtenham uma solução feliz. Meu amado Pai, toda a minha confiança está colocada em Vós. Que não se diga que eu Vos invoquei em vão, e dado que tudo podeis junto de Jesus e Maria, mostrai-me que a vossa bondade é tão grande como o vosso poder. Amém”.

 

Conforme Dom Leonardo, a devoção a São José na Arquidiocese de Manaus é histórica, nascida a partir do Forte de São José da Barra do Rio Negro, e da sua Igreja, que já em 1848 colocou seu seminário sob a proteção de São José.  Desde 1999 acontece a novena de São José no Santuário do mesmo nome, se tornando em pouco mais de vinte anos uma das maiores expressões de piedade popular da Arquidiocese onde, todo dia 19 de cada mês, os devotos se encontram aos milhares, tendo já chegado em cem mil pessoas no dia da festa, para rezar ao santo padroeiro de toda a Igreja. Foi na festa do Seminário e do Santuário São José que o arcebispo anunciou o Ano de São José.

Paregrinação da imagem de São José na Arquidiocese

Durante a celebração, três imagens de São José foram abençoadas e entregues aos vigários das três regiões episcopais para que estas peregrinem por todas as comunidades católicas de Manaus neste ano dedicado à São José, a fim de que recordem ao povo desta Igreja Local a  proposta da Carta Patris Corde (Coração de Pai), do Papa Francisco, de “cultivar em nossa caminhada a amabilidade, a ternura, a obediência, o acolhimento, a coragem criativa, o trabalho e o cuidado responsável”, que são traços do coração de São José.

Em razão dos cuidados ainda necessários em virtude da pandemia causada pelo novo Coronavírus, a celebração não foi aberta ao público em geral, mas os fiéis puderam acompanhar pelas redes sociais do Santuário São José, pela TV Encontro das Águas e pela Rádio Rio Mar FM 103,5

 

Colaboração: Pe. Luis Modino – Regional Norte 1 – AM/RR

Fotos:  Rafaella Moura

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *