Arquidiocese de Manaus

Emoção marca a missa de 7° dia de Dom Sergio na Igreja Matriz

A celebração aconteceu com público restrito e obedecendo os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias. Estiveram presentes alguns padres, diáconos, religiosas e leigos.

Marcada por muita emoção, a missa de Ação de Graças que celebra o 7° dia da partida de Dom Sergio Castrini contou com muitas homenagens, recordações e o carinho expresso pelo povo que um dia foi seu rebanho em quase 7 anos como arcebispo da Arquidiocese de Manaus.

Desde a liturgia com as músicas que retratavam bem a pessoa que ele era, as palavras ditas por Dom Leonardo, pelo clero e por religiosas e leigas presentes, destacavam a figura de um bom pastor.

Em sua homilia, Dom Leonardo ressaltou os inúmeros gestos e ações que hoje se tornam um legado para nós, a palavra que habitou entre nós.

O pároco da Igreja Menino Jesus, Padre Danival Lopes, recordou o jeito que Dom Sergio acolhia os padres, onde eles saiam reconstruídos.

A oração da Assembleia foi feita por jovens seminaristas da Prelazia de Tefé, onde Dom Sergio cumpriu maior parte de sua missão no chão da Amazônia. Durante o ofertório, seminaristas do Seminário São José em Manaus, e o cerimoniário Alyson Freire que foram cuidadores de Dom Sergio, traziam nas mãos alguns elementos que o arcebispo emérito usava cotidianamente, entre eles a liturgia das horas, o báculo, a mitra, crucifixo peitoral, o livro lançado por ele onde traziam crônicas escritas por ele.

Logo atrás os cuidadores nos serviços da casa,  trazendo o pão e o vinho, oferecidos como sacrifício para a ceia do Senhor. A comunhão foi distribuídas nas duas espécies.

Próximo ao final da celebração foi entoada uma canção conduzida por Dom Leonardo e liturgia, com a participação do Pároco da Catedral, Padre Hudson Ribeiro tocando violino.

Em seguida como gesto último da missa, Dom Leonardo ofertou o báculo, mitra  e cruz peitoral ao Coordenador de Pastoral da Prelazia de Tefé, Padre Mellon que foi ordenado por Dom Sergio. Tudo será guardado na igreja de Tefé.

A celebração foi transmitida pela TV Encontro das Águas,  Rádio Rio Mar FM 103,5,  Castanho FM 103,3 e Rádio Rural de Tefé 93,9.

Ouça a matéria completa:

 

 

Rádio Rio Mar – Rafaella Moura 

 

 

 



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *