No dia 2 de fevereiro, em que a Igreja celebrou o Dia da Vida Consagrada, foi criada a nova Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, fruto da unificação das duas Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora na Região Amazônica.
A nova inspetoria nasce após uma caminhada que deu início em 2013,movida pela esperança, sabendo da presença e auxílio de Nossa Senhora. Segundo a nova inspetora, a irmã Maria Carmelita Conceição, “em meio à pandemia que ceifa milhares de vidas, nessa hora triste do nosso planeta, ecoam gritos de dor, sofrimento, mas uma pequena luz brilha nos olhos: é a esperança”.
Neste dia, foram criadas novas inspetorias salesianas no Brasil, conforme afirma a irmã Carmelita: “o momento não nos permite euforias, mas não impede nosso coração de louvar a Deus que fez e continua fazendo maravilhas”. Ela afirma que mesmo celebrando de maneira discreta, o coração está repleto de alegria, pois “Algo novo está nascendo!”.
Dadas as restrições vigentes na Arquidiocese de Manaus, a missa tem sido adiada para o momento em que segundo a religiosa, “pudermos manifestar nosso louvor e ação de graças ao Deus da Vida, como tempo de celebrar e alegrar-se”. A celebração tem sido de forma sincronizada em todas as comunidades da nova Inspetoria: de Salinas, no Pará a Pari Cachoeira, no Amazonas, quase na fronteira com a Colômbia, realizada na oração da manhã do dia 2 de fevereiro, segundo a inspetora, “com nossas velas acesas e corações atentos para acolher a novidade de Deus pelas mãos de Maria”.
Colaboração: Pe. Luis Modino – Comunicação Regional Norte 1 e Celam