Emitidas novas orientações que prorrogam a suspensão de missas e demais atividades eclesiais até 20 de fevereiro

Diante da alarmante situação causada pela larga disseminação do Coronavírus e o colapso do sistema de saúde em nossa cidade e em todo o Estado,  o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, decidiu junto com o Conselho Presbiteral da Arquidiocese prorrogar a suspensão das celebrações e atividades eclesisiais até o dia 20 de fevereiro.

Conforme as orientações pastorais, destaca:

Somos sabedores que ainda demandará tempo até que todos tenham acesso às vacinas; as contaminações por outro lado avançam velozmente e devemos continuar mantendo os necessários cuidados. Neste sentido, tendo ouvidos nossos presbíteros e consultado o Conselho Presbiteral estendemos os cuidados já manifestados em orientação anterior:

1. Permanecem suspensos os encontros e reuniões de caráter pastoral;

2. As Missas e Celebrações da Palavra continuam sem a participação comunitária, sendo transmitidas pelas redes sociais por meio de uma equipe reduzida que auxilia o ministro que preside;

3. Permanecem as orientações a respeito da abertura das Igrejas, onde possível, para oração e das secretarias paroquiais para atendimento e orientação;

4. Motivamos o povo de Deus para que continue valorizando os momentos em família por meio da oração do Terço e ao redor da Palavra de Deus;

5. Temos a esperança de retomar as celebrações com participação dos fiéis no dia 20 de fevereiro, quando estaremos iniciando o primeiro final de Semana da Quaresma;

6. Considerando a data prevista para este possível retorno, não estaremos reunidos na Quarta Feira de Cinzas, data tão importante para nossa fé, mas teremos a oportunidade de receber a imposição das cinzas durante o tempo da Quaresma. Nesse sentido, em breve estaremos enviando orientações litúrgicas para os párocos e as comunidades.

No documento afirma ainda que “nossa Igreja quer acompanhar do melhor modo possível o povo com quem não estamos em contato em nossas celebrações. Encaminharemos o quanto antes, informações sobre um serviço de escuta para as pessoas machucadas. Além do atendimento no cemitério indicaremos algumas paróquias para a celebração das exéquias a fim de que não percamos a dimensão pascal do momento que atravessamos”.

Clique aqui e veja o documento na íntegra:  https://arquidiocesedemanaus.org.br/wp-content/uploads/2023/09/ORIENTACOES-PASTORAIS_-arqui-manaus_-20.01.2021.pdf