Plano quadrienal de formações do laicato passou por adaptações em 2020 em virtude da pandemia

Em 2020, a Comissão Episcopal Pastoral o para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) continuou a implementação de seu Plano Quadrienal, com algumas adaptações das atividades em vista do contexto da pandemia, como foi a realização do 13º Seminário com os Bispos Referenciais do Laicato e de Comunidades Eclesiais de Base (Ceb’s) dos 18 regionais da conferência que seria realizado presencialmente, mas foi realizado virtualmente na plataforma zoom, nas manhãs dos dias 11 e 12 de agosto contando com a participação de 65 representantes.

Uma programação, com atividades intercaladas do dia 16 ao dia 27 de novembro marcou a celebração da Semana Nacional do Laicato 2020. A Comissão para o Laicato da CNBB se somou ao Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) na preparação e realização desta programação. De acordo com Patrícia, o objetivo das atividades foi celebrar e refletir a presença e a missão dos leigos e leigas na Igreja no Brasil, tendo como tema: “Testemunho e profecia a serviço da vida”, assumido como inspiração para esta celebração o versículo bíblico “Eu vos chamei a serviço da vida e da justiça”, extraído de Is 42,6,.

Já no âmbito da arquidiocese de Manaus, o Conselho de Leigos e leigas também tiveram que mudar sua estratégia de formação, realizando algumas formações virtuais.