Missionários Redentoristas assumem a paróquia São João Batista em Iranduba

A Paróquia São João Batista, localizada na Av. Rio Madeira, 416 no município de Iranduba (AM), esteve em festa na noite deste domingo (03/01) para dar posse ao seu novo pároco, Pe. Ronaldo Mendonça de Oliveira, membro da congregação dos Redentoristas (C.Ss.R). A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, concelebrada pelo padres: Auricélio Ferreira, Alcimar Araújo, Leandro Romaine (C.Ss.R), James Batista (C.Ss.R), auxiliados pelos diáconos Antônio Marques e Francisco Alves.

“Nesta solenidade da Epifania do Senhor, a nossa paróquia de São João Batista recebe seu novo pároco, Pe. Ronaldo, missionário redentorista e nós somos profundamente agradecidos, assim como somos agradecidos também a padre Auricélio (antigo pároco), que se colocou a disposição da Arquidiocese para acompanhar tantas comunidades”, disse o Arcebispo. Após esse momento, dom Leonardo pediu ao novo pároco que ficasse diante do altar e fizesse a Profissão de Fé e na sequencia também realizou a leitura do Juramento de Fidelidade.

Durante a homilia, Dom Leonardo deu ênfase no encontro dos três reis com o Deus Menino que acabará de nascer e também comentou a respeito da posse do novo pároco. “Deus não veio para um grupo especial, Ele nasceu para toda a humanidade, todos os povos e nações e agora todos nós temos uma estrela e uma luz para os momentos mais difíceis, como o da pandemia. E hoje, nesta festa estamos aqui para receber o novo pároco, que não virá sozinho, pois padre Ronaldo chega junto com o Pe. Benedito e Pe. James, para servir nesta paróquia que tem uma história bonita de comunidade”, disse.

Após a homilia, Dom Leonardo pediu para padre Ronaldo e James, fazerem a renovação das promessas sacerdotais diante do altar. Completando o rito de posse, logo após a comunhão, Dom Leonardo fez a entrega de alguns instrumentos ao novo pároco, como a chave do Sacrário, para cuidar zelosamente da presença do pão descido do céu. A Água do Batismo e a Estola. Após esse momento, o novo pároco disse algumas palavras de agradecimento, aos religiosos e leigos que se fizeram presentes, inclusive os que vieram do município de Manacapuru e também fez um agradecimento especial ao Pe. Auricélio, pelo serviço prestado nas comunidades e finalizou pedindo orações pelo seu ministério e se colando a disposição para aprender junto com a liderança da leiga das comunidades.

“A gente não vem com receita pronta de como ser pároco, mas com muita simplicidade e humildade, queremos acolher a contribuição da liderança leiga que já esta trabalhando há muito tempo por aqui e assim trilhar o caminho de evangelização juntos. Rezo e agradeço a Deus e peço para que o Espírito Santo me ilumine e me torne fiel àquilo que prometi diante de Dom Leonardo e de todos vocês, para que eu seja instrumento de Deus para a sua obra. Em nome dos missionários redentoristas estarei eu liderando como pároco e o Pe. Benedito como superior de nossa comunidade aqui. Obrigado a todos”, comentou Pe. Ronaldo. Na sequência, a comunidade fez uma breve homenagem ao Pe. Auricélio, mostrando algumas fotos no telão contendo algumas de suas visitas às comunidades e recordando o exercício de seu ministério no meio das comunidades.