Missa da véspera de Ano Novo é realizada na Catedral Metropolitana de Manaus

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição (Igreja da Matriz), celebrou na noite desta quinta-feira (31/12) a missa da véspera de Ano Novo e a solenidade de Maria Mãe de Deus, relembrando a importância da santa mulher que deu à luz ao Rei que governa o céu e a terra pelos séculos eternos. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, concelebrada pelo Monsenhor Sabino Andrade e pelo pároco, Pe. Hudson Ribeiro. A vigília foi transmitida ao vivo pela TV Encontro das Águas, pela Rádio Rio Mar 103.5MHz e pelas redes sociais da Catedral.

A santa missa contou com um número reduzido de participantes e seguiu todas as orientações de segurança à saúde, com os fiéis sendo higienizados logo na entrada, todos com máscara e mantendo o afastamento para evitar aglomeração. “Nos reunimos meus caríssimos irmãos e irmãs na véspera do dia mundial da paz, para agradecer a Deus pelo ano que termina. Nós esperamos um ano melhor, mas aprendemos muito com o ano que esta para terminar.  E por isso queremos bendizer a Deus, mas também queremos agradecer pelas dificuldades e problemas que tivemos, porque certamente aprendemos a confiar ainda mais em Deus nosso Senhor, tendo diante dos nossos olhos Maria, a mãe de Deus e Senhora nossa, queremos pedir perdão dos nossos pecados para assim estamos disponíveis a graça da Palavra d do pão”, disse Dom Leonardo ao dar às boas vindas.

A missa seguiu seu rito normal e, após a comunhão, Dom Leonardo leu na integra uma mensagem que foi enviada a todas às comunidades da Arquidiocese de Manaus, com orientações pastorais e recomendações de como proceder durante esse período de segunda onda da pandemia e também ressaltando o quanto fomos solidários com os mais necessitados e obedientes com o que foi solicitado, finalizando com uma mensagem de fé e otimismo que dias melhores virão. Após esse momento, foi realizado o oferecimento das rosas à Maria, como uma forma de agradecimento, carinho e gratidão a querida Mãe. Antes  da benção final, Dom Leonardo fez a benção das garrafinhas de água, que todos os participantes receberam ao entrar na igreja.

Mesmo sendo realizada de forma diferenciada em virtude dos cuidados para evitar a pandemia, a celebração teve vários momentos emocionantes, onde os fiéis puderam mostrar sua fé e gratidão à Deus e Nossa Senhora. Alguns vieram até de outro munícipio, como Dora Gama, da paróquia de Santo Antônio em Itacoatiara. “Achei a celebração muito bonita e emocionante, é a primeira vez que participo e vim agradecer pela saúde da minha irmã que graças a Deus conseguiu se recuperar do Covid”, disse a fiel feliz e emocionada.