Arquidiocese de Manaus

Pe. Vitor Hugo celebra um ano de ordenação e toma posse como novo pároco da AMFN

A Área Missionária Família de Nazaré (AMFN), pertencente ao Setor Padre Pedro Vignola – Região Episcopal N. Sra. Aparecida, celebrou na noite deste sábado (12/12), a Missa em Ação de Graças pelo 1° aniversário de ordenação presbiteral e posse como novo pároco do Pe. Vitor Hugo Fernandes da Silva, que foi presidida pelo bispo auxiliar Dom José Albuquerque, na Comunidade Santa Bárbara, situada à Rua Secundária 5 S/n – Nova Cidade, com transmissão ao vivo pelo Facebook da AMFN.

Concelebrando Com Dom José também estiveram o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Manaus, Dom Sergio Castriani; o Reitor do Seminário São José, Pe. Zenildo Lima; o pároco da Área Missionária Divina Misericórdia, Pe. Flávio Gomes; o pároco da Área Missionária São Pedro Apóstolo, Pe. Thiago Santos; o ex-pároco de N. Sra. de Nazaré, Pe. Mario Missiato; o pároco da paróquia São Raimundo, Ricardo Pontes; o irmão de Pe. Vitor, Frei Marcus Venícius Souza;  auxiliados pelo diácono Rozinaldo Trovão

Ao final da procissão de entrada, Dom José deu as boas vindas a todos, fazendo a apresentação dos sacerdotes presentes e, na sequência, Frei Marcos leu a provisão de posse do seu irmão, que é o mandato do arcebispo delegando a missão de ser pároco. A celebração seguiu normalmente e, após a proclamação do evangelho realizada pelo próprio Pe. Vitor, ele realizou a renovação das promessas sacerdotais realizadas no dia de sua ordenação diante do povo e de Dom José.

Como parte do rito de posse, recebeu das mãos do bispo, alguns instrumentos para bem desempenhar sua função sacerdotal, entre eles: a chave da igreja, a chave do sacrário, a estola e depois Dom José pediu para os demais padres presentes dar um conselho, uma palavra para o novo pároco, entre eles Dom Sergio, que acompanhou todo o processo de ordenação de Pe. Vitor e que em sua mensagem ressaltou o fato do padre escutar o povo e curar as feridas da alma como condição de servidor.

Após esse momento, Pe. Vitor diante do altar realizou a profissão de fé e na sequência fez o juramento de fidelidade e ao finalizar, Dom José convidou Pe. Vitor para acender a terceira vela do advento, como forma de representar que ele também será como luz para esse novo rebanho a ele confiado. Antes do fim da celebração, a comunidade fez uma singela homenagem de acolhida ao novo pároco, recebendo o quadro da imagem da Sagrada Família de Nazaré, trazida pelos coordenadores das comunidades da AMFN.

Antes da benção final, Dom José fez um reconhecimento à Dona Rosa, mãe de Pe. Vitor e Frei Marcos, como uma grande mulher e incentivadora da vocação dos filhos. “Nós estamos felizes que há poucos dias vivemos a festa de N. Sra. da Conceição, padroeira do Amazonas, hoje é dia de N. Sra. de Guadalupe, padroeira da América Latina e é claro que a vida e vocação de Pe. Vitor e Frei Marcos se deve a esse mulher, sua mãe dona Rosa. Que possamos continuar sempre rezando para que no meio da juventude surjam jovens corajosos como eles dois.”, disse Dom José.

Palavras do novo pároco

“Agradeço a todos vocês que vieram das 13 comunidades, aos meus amigos e familiares que puderam estar presentes e aos que não puderam vir mas ficaram em oração. Ao fazer esse retrospecto de um ano, percebo que não fiz uma caminhada sozinho, caminhamos juntos neste período de pandemia e percebemos que fizemos coisas boas e agimos como comunidade que se ajudam, esquecendo  seu individualismo e diferenças. Também agradeço ao Dom Sergio e aos padres que puderam vir, com certeza tudo que foi falado aqui, vai servir muito para minha vida e experiência”, agradeceu o novo padre emocionado.

Fotos colaboração: Luciano Mota – Pascom AMFN


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *