Pe. Ronyvon toma posse como novo pároco da A.M. N. Sra. do Rosário

Na noite deste segundo domingo do advento (6/12), o bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom Tadeu Canavarros, deu posse ao padre Ronyvon Batista como novo pároco da Área Missionária Nossa Senhora do Rosário, pertencente ao Setor Santa Rita de Cássia – Região Episcopal N. Sra. dos Navegantes. Concelebrando estiveram os padres José Alcimar, Coordenador do Setor Santa Rita; Pe. Martin Laumann, pároco da paróquia Santíssima Trindade e Pe. Danival Lopes, pároco da paróquia N. Sra. do Carmo.

Ao final da procissão de entrada, Dom Tadeu deu as boas vindas a todos, falando da alegria que representa esta noite quando se faz a acolhida de um novo padre na comunidade. Na sequência, Pe. Martin leu o decreto de posse do novo pároco que logo depois, fez seu juramento de fidelidade diante do bispo e de toda a assembleia. Após esse momento, foi acesa a segunda vela do advento e a celebração seguiu seu rito normal com o ato penitencial.

A entrega do evangelho ao novo pároco ocorreu após a segunda leitura, onde padre Ronyvon recebeu de Dom Tadeu o livro sagrado com a missão de “transformar em fé viva tudo o que ler, ensinar aquilo que crer e procurar realizar o que ensina”. Após a proclamação do Evangelho realizada pelo novo pároco, Dom Tadeu conduziu a homilia, dando ênfase nas leituras do dia e falando a respeito da importância de estarmos vivendo o advento, finalizando a homilia desejando um fecundo ministério ao padre Ronyvon e um natal abençoado a todos.

Na sequência, Pe. Ronyvon fez a Profissão de Fé e como parte do rito de posse, recebeu das mãos do bispo, alguns instrumentos para bem desempenhar sua função sacerdotal, entre eles: a chave da igreja, a chave do sacrário, instrumentos do batismo e casula, está ultima sendo entregue por sua mãe, num momento de muita emoção onde o novo pároco finalizou o rito com o abraço da paz em sua mãe e na madrinha de batismo, representando toda a comunidade paroquial.

Antes do fim da celebração, a coordenadora da comunidade disse algumas palavras de acolhida e padre Alcimar fez a leitura da Ata de Posse. Após a assinatura da Ata, Pe. Ronyvon disse suas primeiras palavras como novo pároco. “Agradeço de coração aos meus familiares, à comunidade, aos irmãos padres presentes e aos que estão acompanhando pela internet. Prometo a vocês exercer esse ministério como o bom pastor que cuida de suas ovelhas, peço o apoio com suas orações e que o Espirito Santo possa conduzir esse ministério seja próspero e fecundo”, disse Pe. Ronyvon.

Breve histórico

O padre Ronyvon da Conceição Batista é natural de Coari (AM), nascido aos vinte e seis dias do mês de maio de 1979. É filho de Raimundo Batista Filho, falecido em 2010, e Maria Tereza da Conceição Batista e tem 10 irmãos. Veio para Manaus no ano de 1986, indo morar no bairro do São José 3, zona leste de Manaus. Fez filosofia na Faculdade Salesiana de Manaus, em 2003 e Teologia no Instituto Teológico Pio II, na cidade de São Paulo no ano de 2010. Foi ordenado sacerdote na paróquia São José – Aleixo, em 2014. Trabalhou no colégio do Carmo de Belém e no Pró-Menor Dom Bosco de Manaus. Atuou nas missões entre os povos indígenas neste ano de 2020.