Arquidiocese de Manaus

ITEPES realiza noite de lançamento do livro “Amazônia – Novos Caminhos nas relações homem e mulher” do Pe. Ricardo Castro

Nesta sexta-feira (04/12), foi realizada no Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (Itepes), a noite de lançamento e palestra sobre o novo livro do Pe. Ricardo Castro, intitulado “Amazônia – Novos Caminhos nas relações homem e mulher”, contando com a presença do Arcebispo Emérito de Manaus, Dom Sergio Castriani, alunos e professores da instituição, além de amigos, leigos e religiosos que foram prestigiar a obra.

De acordo com Pe. Ricardo, que é graduado em filosofia e teologia, mestre em Ciência da Religião e Dr. em Teologia das Religiões e Teologia Pastoral, seu novo livro é resultado de sua pesquisa de doutorado realizado na PUC-Rio e que e já ‘nasceu premiado’. “Minha tese participou de um congresso da Sociedade dos Téologos da América Latina (SOTER) e foi premiada, entre tantas outras que participaram e uma dessas premiações é transformar a tese em livro e assim fizemos algumas modificações na linguagem para publicar o livro”, disse.

Segundo o autor, que também atua como diretor executivo do Itepes, esse é um livro sobre a igreja na Amazônia, baseada numa pesquisa que trabalha a violência contra as mulheres e analisar de que maneira pode-se elaborar uma teologia que ajude aos homens, que normalmente são os agressores, a ter um melhor relacionamento e vivência cristã dentro da sua própria condição, se tornando assim, um livro não apenas acadêmico-teológico, mas também pastoral.

“O livro é um trabalho de várias mãos, com contribuição da minha família, de agentes de pastoral, das minhas professoras e de outras mulheres que me ajudaram a repensar a questão, conceitos e ideias sobre a masculinidade. Mas não é um livro para a gente divagar sobre teorias, mas uma tentativa de eternizar a nossa vivência pastoral, passando de forma sistemática, muitos princípios para elaborar a iniciação à vida cristã de homens nas comunidades”, explicou Pe. Ricardo.

Programação do lançamento

19h – Acolhida  Inicial da pessoas presentes, realizada por Mici Rodrigues, Assessora de  Comunicação do Itepes, reforçando as orientações da Arquidiocese de Manaus sobre os procedimentos de segurança contra o Covid 19. Os participantes foram orientados a permanecer de máscara durante todo o lançamento do livro,. O Itepes disponibilizou álcool em gel na entrada do salão, onde o evento estava acontecendo.

19h15 – Dom Sérgio Castriani falou um pouco sobre o livro, e abençoou o lançamento.

19h20 – Animação com Músicas regionais (seminário São José)

19h50 – Declamação das Poesias de Ferreira Gaston e Thiago de Mello- Seminarista Leonardo Rufino.

20h00 – Momento de Mística e Oração com o ex- seminarista Alef Braga Pinto.

20h15 – Apresentação da Composição da mesa: profa. Iraildes Caldas Torres, Irmã Paulina Gervis, padre Ricardo Castro e profa. Marcia Maria de Oliveira ( presente virtualmente – Roraima)

21h30 – Encerramento com autógrafos e fotos com o autor

22h00 – Coquetel servido em embalagem plástica para os participantes na saída do salão onde ocorreu o lançamento.

Texto colaboração – Mici Rodrigues, assessoria de comunicação do Itepes



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *