Livraria Paulinas celebra os 25 anos de evangelização em Manaus

Com fundação na Itália e presente em 56 países, as Livrarias Paulinas (pertencentes à congregação das Irmãs Paulinas), chegaram ao Brasil em 1931, sendo o primeiro lugar fora da Itália a receber uma unidade Livraria que, em pouco tempo se espalhou por todo país, a começar pelo sul, nordeste e norte, como no caso de Manaus, cuja loja foi fundada no dia 4 de dezembro de 1995, a pedido do então Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Luiz Soares Viera, que solicitou da Congregação, a instalação de uma filial na cidade.

As Irmãs Olinda Biazus e Esther Tomasi foram às escolhidas pela congregação para gerenciar a nova unidade que estava inaugurando na capital do Amazonas. De lá pra cá, já somam 25 anos de evangelização onde a Livraria Paulinas se tornou um local ideal para interagir com pessoas, um lugar de troca de experiências, acolhimento, entretenimento, fé, paz, qualidade de vida e cultura, tendo uma equipe de funcionários preparada para atender qualquer necessidade em relação aos produtos, orientar em caso de dúvidas e sugerir materiais para seus estudos, conferências e trabalhos.

“Somos 31 Livrarias espalhadas em todo Brasil e eu estive aqui no dia da inauguração dessa unidade em Manaus. Nos dois primeiros anos o nosso prédio era na Rua 24 de Maio, depois passamos para a Av. Sete de Setembro onde estamos até hoje. A Livraria é da Congregação Paulinas, mas nós estamos aqui à serviço da igreja e da Arquidiocese de Manaus e a nossa evangelização acontece por meio das Irmãs, dos colaboradores que aqui trabalham e através do material que nós passamos para os agentes de pastoral, para os catequistas, comunidades e todo mês nós temos muitas pessoas que vem buscar alguma coisa e dessa forma a evangelização já começa dentro da Livraria”, disse Ir. Ana Maria.

Fora os oitos colaboradores leigos que se revezam em dois turnos sempre prontos para orientar os clientes, a Livraria ainda conta com quatro religiosas que fazem parte da equipe de coordenação: Ir. Ana Maria Pizzatto, gerência; Ir. Maria Ema Tomasi, financeiro; Ir. Vera Lúcia Parizoto, orientadora; e Ir. Gervis Monteiro, que atua ministrando cursos e na pastoral vocacional da arquidiocese de Manaus. Atualmente a Livraria possui aproximadamente 10mil produtos, entre CD´s, livros, objetos religiosos, paramentos e muito mais, tudo para que possa oferecer os subsídios necessários para a evangelização pessoal e paroquial.

Formação e espiritualidade

De acordo com a Ir. Ana Maria, os colaboradores recebem uma formação sistemática e padrão para todas as Livrarias do Brasil. “A formação vem para todas as unidades. Hoje usamos muito a formação online, por meio de teleconferências e também usamos os estudos dos produtos das Paulinas e de outras editoras, pois quando você trabalha numa livraria, você passa a ser uma pessoa de cultura e por isso que cada colaborador tem um tempo na semana para ler e conhecer melhor os produtos e assim saber qual o melhor a oferecer ao cliente, além de servir para a sua própria formação pessoal”, explicou.

Mas além da formação, todos os funcionários também tem seu momento de espiritualidade para se fortalecer antes da missão do dia. “Todos os dias antes de abrir a livraria, nós temos nosso momento de espiritualidade e a cada dia é um de nós que prepara, usando o evangelho do dia ou oração espontânea de acordo com o que a pessoa que está a frente for conduzindo. É um momento sagrado que fortalece toda a equipe e isso que da o toque para iniciar nosso dia de trabalho antes de começar nossa missão”, disse.

Seguindo o sonho do fundador

A Congregação Pia Sociedade Filhas de São Paulo – Irmãs Paulinas – foi fundada em 15 de junho de 1915, em Alba, na Itália, pelo Bem-aventurado Pe. Tiago Alberione com a colaboração de Irmã Tecla Merlo. “O sonho do nosso fundador era que a livraria fosse no meio do comércio e não na igreja, porque assim todas as pessoas poderiam entrar, até mesmo de outras religiões e assim estamos fazendo aqui, seguindo a filosofia da Paulinas, pois tem muitas pessoas que as vezes não vão nas igrejas, mas entram aqui, vão na capela e rezam”, disse Ir. Ana Maria.

E a Irma conclui falando sobre a importância da Livraria como agente evangelizador. “A Congregação das Irmãs Paulinas tem a missão de evangelizar com os meios de comunicação e Livraria Paulinas é da Congregação, mas é diferente de todas as outras Livrarias, porque é uma missão, não é comércio. É missão e é serviço da igreja e aqui a gente se dedica tempo integral ao evangelho, aos menores, aos pequenos, pois é local de encontro, de sabedoria e da Palavra de Deus. Por isso que Padre Alberione dizia que as nossas Livrarias são igrejas e que os balcões são os púlpitos de onde anunciamos a Palavra”.

Outros serviços

• Consignação de seus produtos às paróquias e aos encontros de grupos de pastoral credenciados por seus responsáveis.
  • Organiza e ministra cursos de animação e formação bíblica e catequética, nas paróquias da Arquidiocese e comunidades.
  • Encontros de animação e formação e de propostas de materiais para estudo e aprofundamento dos temas para todas as linhas de pastoral da Arquidiocese.
  • Serviço de atacado para a região. Livreiros e paróquias, cadastrados neste serviço, podem solicitar a visita do vendedor ou fazer seus pedidos diretamente à própria livraria.

Fotos colaboração: arquivo pessoal dos funcionários