1° de Dezembro marca o dia Mundial de Luta contra a AIDS

Já se fala sobre o vírus HIV há mais de 30 anos.

O ano de 2019 marcou a entrada na última década da meta 90-90-90 assumida pelo brasil, perante a Organização das Nações Unidas (ONU).

A meta previa que, até 2020, 90% de todas as pessoas vivendo com HIV soubessem que têm o vírus; 90% das pessoas diagnosticadas com HIV recebam terapia antirretroviral; e 90% das pessoas recebendo tratamento possuam carga viral indetectável e não mais possam transmitir o vírus.

O 1° de Dezembro marca o dia Mundial de Luta contra a AIDS e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil dispõe da Pastoral DST/AIDS que acompanha pessoas que necessitam de orientação, apoio e acolhida.

Em Manaus a Pastoral DST/AIDS é coordenada pela Ir. Irene Tondin, segundo ela cuidar da vida é o bem maior e muitas pessoas portadora do vírus passam por discriminação e não tem seus direitos preservados.

Irmã Irene faz um apelo, para que a sociedade se cuide e se previna usando os meios necessários para uma vida digna.

O número de casos diagnosticados de HIV notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN vem crescendo nos últimos anos no Amazonas, como consequência da maior oferta de testes rápidos na rede. Em 2020, houve uma diminuição na procura de testes rápidos, haja vista a pandemia da COVID 19. No período de janeiro à julho de 2020, foram notificados 605 novos casos de HIV em adultos em todo o Estado do Amazonas. O sexo masculino é o mais acometido pelo HIV e a faixa etária mais acometida, segundo as notificações, é de 20 à 29 anos de idade.

O Fórum Amazonas de IST HIV AIDS e Hepatites Virais e Tuberculose está com uma programação até o dia 18 de Dezembro. A programação está disponível no facebook Fórum Amazonas.

 

 

Ouça a matéria completa:

 

 

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários