CAS promove Seminário Catequese Inclusiva: Enfrentando Paradigmas

Nos dias 28 de novembro e 5 de dezembro, das 15h às 17h, a Arquidiocese de Manaus e a Paulinas Livraria, realizam o Seminário Catequese Inclusiva: Enfrentando Paradigmas. O evento é coordenado pela Catequese Arquidiocesana a Serviço (CAS) e tem o apoio da Pascom Arquidiocesana.  Podem participar catequistas e interessados no tema.

A Ir. Ilanyr Felipe Costa e a Ir. Gizele Barbosa, ambas paulinas, serão as palestrantes do seminário:

– No dia 28/11/2020: Ir. Ilanyr Felipe Costa, fsp, graduada em teologia, especialista em comunicação, coordenadora, designer instrucional dos cursos de Paulinas EAD e responsável pelo processo de produção do curso EAD de catequese inclusiva.
– No dia 5/12/2020: Ir. Gizele Barbosa, fsp, graduanda em teologia e social mídia e produtora de conteúdo na Paulinas cursos EAD.

De acordo com Rosália Gaspar, coordenadora do CAS, o tema catequese inclusiva veio à tona durante a última assembleia arquidiocesana da catequese e foi aprovado pelos coordenadores e catequistas presentes como um assunto muito importante para ser refletido.

O tema também tem sido abordado nos documentos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), onde as comunidades estão sendo orientadas a se abrirem ao acolhimento e à participação das pessoas com deficiência na catequese, buscando uma cultura de inclusão contra a lógica do descarte.

Isso requer responsabilidade pela condução do processo de evangelização da pessoa com deficiência e obrigatoriamente passa pela capacitação dos catequistas. Daí a necessidade de proporcionar aos catequistas oportunidades para aprofundar seus conhecimentos e ter contato com novas metodologias que visam facilitar ao desenvolvimento da catequese inclusiva, minimizando os desafios do processo da evangelização da pessoa com deficiência.

O Seminário do CAS é gratuito e totalmente on-line.

As inscrições podem ser feitas pelo link:  http://abre.ai/seminariocas

 

Por Adriana Ribeiro / Pascom Arquidiocesena

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários