Arquidiocese de Manaus

SARES lança nota de solidariedade à população do Estado do Amapá

O Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental – SARES, publicou na manhã dessa terça feira uma nota em solidariedade à população do Estado do Amapá, em decorrência de um apagão energético ocorrido no último dia 3 deste mês, onde cerca de 700 mil pessoas foram atingidas em 13 de 16 municípios do Estado.

Apenas três municípios de área rural como, Oiapoque no Extremo Norte e Laranjal do Jari e Vitória do Jari no Extremo Sul, possuem sistemas isolados de fornecimento da energia elétrica.

Em um trecho da nota o SARES destaca, “Chamamos à atenção para as características repetitivas dos processos de privatização de setores fundamentais à vida humana, como o são os de água e de energia. O ‘Caso Amapá’ é a demonstração real dos efeitos perversos da política privatista adotada pelo governo brasileiro e da conduta de assujeitamento que tenta impor aos povos da Amazônia” .

O coordenador do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental, Padre Paulo Tadeu, ressalta que a nota é uma maneira de visibilizar a situação e que em comunhão com outras entidades que também fizeram notas de solidariedade, chamar a atenção dos órgãos competentes.

Segundo o professor da rede pública estadual do estado do Amapá, Benedito de Queiroz Alcântara, a capital ainda passa por dificuldades, a população passa agora pelo racionamento de energia e ainda há busca por água e alimentos.

Benedito destaca a violência vinda da polícia durante as manifestações populares.

A nota publicada pelo Sares está disponível no endereço eletrônico, @saressj.

 

Ouça a matéria completa:

 

 

Rafaella moura – Rádio Rio Mar 



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *