Arquidiocese de Manaus

COMIDI realiza Jornada Missionária no Dia Mundial das Missões

O Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) da Arquidiocese de Manaus, realizou nos dias 17 e 18 de outubro a Jornada Missionária Arquidiocesana, com o objetivo de viver e celebrar a missionariedade da Igreja numa rede de oração e comunhão. Nesses dias, através das redes sociais do COMIDI, foram compartilhados momentos de oração organizados pelos Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPA) e organismos missionários como Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária (JM) e Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE Labontè).

Contaram com a participação do arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, que conduziu no sábado pela manhã, a oração mariana do Ângelus, afirmando que “sermos missionários, missionárias, anunciar a Jesus e seu Reino, a alegria do Evangelho, pede de cada um de nós disposição e disponibilidade para oferecer o que temos de mais precioso, o amor de Deus, o Reino de Deus”. À tarde, a IAM Arquidiocesana promoveu a oração do terço missionário rezado por alguns grupos de crianças missionárias da Arquidiocese.

Também colaborou o COMIPA da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré conduzindo uma novena sobre a missão das famílias, com a reflexão e partilha de Dom José Albuquerque, bispo auxiliar de nossa Arquidiocese de Manaus. Já o grupo missionário “Ser Missão”, conduziu a vigília missionária pela vida missionária na Amazônia, finalizando assim a programação de sábado.

No domingo, 18, a jornada seguiu com a consagração da IAM na celebração presidida por Dom Leonardo, na Catedral Metropolitana de Manaus. Em seguida, nas redes sociais foi transmitido a oração da manhã conduzida pelo animado COMIPA da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Às 10h, no Santuário São José Operário, Dom Leonardo presidiu a celebração eucarística pelo Dia Mundial das Missões reuniu representantes dos diversos organismos missionários ligados ao COMIDI, bem como os seminaristas e padres do Seminário Arquidiocesano São José que na ocasião celebravam a abertura da sua Semana Missionária, este ano ocorrida numa modalidade semipresencial.

Na ocasião, Dom Leonardo exortava que a “missão é serviço da vida, dando a Deus o que é de Deus, a liberdade, a vida, seu tempo, suas forças”. Também o coordenador do COMIDI, Kennedy Santos, nos agradecimentos mencionava a importância da vida ser missão muito mais agora, neste momento de pandemia em que a missão como fazer é dificultada. Em algumas palavras o reitor do Seminário São José, Pe. Zenildo Lima, destacava o necessário lugar da missão na formação dos futuros presbíteros, os quais animarão as comunidades a serem cada vez mais missionárias.

Este ano, por causa da situação de pandemia que vivemos, a tradicional Caminhada Missionária não pôde acontecer, mas a Arquidiocese de Manaus não deixou de celebrar. Por esse motivo, após a missa, foi realizada a Carreata Missionária saindo do Santuário São José em direção à Ponta Negra, passando por alguns locais religiosos concluindo com um momento orante.

Para encerrar a Jornada Missionária foi realizado a LIVE do 1º Festival Missionário Arquidiocesano, organizado pela Juventude Missionária e COMISE Labontè, tendo participação do coordenador do COMIDI, Kennedy Santos, convidado a falar sobre o Mês Missionário 2020. Outra convidada foi a coordenadora do COMIRE, Ir. Carla Porfírio, falando sobre o que é o Programa Missionário Nacional. Entre músicas e sorteios ao vivo, a LIVE seguiu com um bate-papo com o seminarista Emmanuel Griecco, destacando temas como vocação, cuidado com a natureza e a vida missionária de um candidato ao presbiterado.

Texto e fotos colaboração: COMIDI – RECOMIS (Rede de Comunicação Missionária)



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *