Arquidiocese de Manaus

Atividades do mês missionário iniciam com celebração eucarística no dia de São Francisco de Assis

Com o tema “A vida é Missão”, o mês missionário deste ano teve início no dia 4 de outubro com celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, na Catedral Metropolitana de Manaus, com transmissão pela Rádio Rio Mar 103,5 e TV Encontro das Águas. Concelebraram Pe. Braz Lourenço de Oliveira, do Conselho Missionário Diocesano (Comidi Manaus) e Pe. Hudson Ribeiro, pároco da Catedral.

Com o lema “Eis me aqui, envia-me (Is 6,8), neste ano, a programação do mês missionário contará com divulgação de testemunhos de vários missionários nas redes sociais do Comidi Manaus e da Arquidiocese de Manaus; a Campanha Missionária que visa incentivar gestos concretos (plantar mudas de árvores); e a Coleta Missionária e Jornada Missionária: Dia 17/10 – abertura da Jornada Missionária (9h), Ângelus (12h), Terço Missionário (15h), Novena Missionária (18h), Vigília Missionária (21h); Dia 18/10 – Oração da Manhã/Novena Missionária (8h), Missa Dia Mundial das Missões (10h), Terço Missionário (15h) e Festival Missionário Diocesano (20h).

Ao final da celebração, Dom Leonardo agradeceu a todos os que na Arquidiocese de Manaus tem procurado levar o espírito do anúncio às comunidades e a nossa sociedade e explicou onde se pode ser missionário. “Ser catequista, ajudar na liturgia, rezar em casa, educar bem os filhos é ser missionário, é ser missionária. Darmos testemunho na sociedade onde vivemos, não nos deixando tomar pela violência e pela corrupção também é ser missionário e ser missionária. Nesse mês em que celebramos São Francisco de Assis, o grande anunciador do Deus feito pequeno, do Deus feito pobre, possamos nós também viver a alegria da fé. O que o Evangelho de hoje nos propõe a darmos frutos. O senhor queria frutos, só veio buscar os frutos. Que possamos dar frutos. Que no anúncio que fazemos possamos ajudar nossos irmãos e irmãs a dar muitos frutos”, destacou D. Leonardo.

Oração do Mês Missionário

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
fonte transbordante da missão,
Ajuda-nos a compreender
que a vida é missão,
dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora
na cidade, no campo,
na Amazônia e em toda parte,
ajude, cada um de nós,
a ser testemunhas proféticas do Evangelho,
numa Igreja sinodal
e em estado permanente de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!
Amém.

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *