Arquidiocese de Manaus

Celebração da Festa do Menino Jesus de Praga marca o envio de Pe. Isaías para nova missão

Neste primeiro domingo de outubro (04/10), a Área Missionária São Paulo Apóstolo (AMSPA) celebrou a festa do Menino Jesus de Praga. A celebração foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom José Albuquerque e marcou também a despedida do padre Severino Isaías de Lima (SJC), mais conhecido com Pe. Isaías, que esteve a frente da AMSPA durante quase sete anos e que agora parte em uma nova missão como vigário na paróquia São Jorge em Belém, no estado do Pará.

A programação dos festejos do Menino Jesus de Praga começou com o tríduo no dia 01/10, tendo como tema “Cuidar da vida é nossa missão” e lema “Eis-me aqui, envia-me (Is 6, 8). Antes da celebração, a imagem do padroeiro percorreu em carreata as principais ruas do bairro visitando todas as comunidades, tudo transmitido ao vivo pelo Facebook e canal do Youtube. Já os devotos que estiveram presente, puderam acompanhar a celebração de dentro da igreja ou na área externa onde foi instalada uma telão, tudo devidamente pensado para evitar aglomerações e seguindo as normas de segurança visando a saúde dos fiéis.

Durante a homilia, Dom José comentou sobre as leituras do evangelho, salientando a importância de se cuidar do nosso planeta, que é essa casa comum e o grande jardim deixado para nós por Deus e por isso a importância de não compactuar com tipos políticas indevidas e empresários que estão roubando nossas riquezas. “Neste dia que lembramos São Francisco, padroeiro da ecologia, vamos rezar para que todos nós possamos ter uma consciência ecológica e que possamos aproveitar os recursos naturais de forma inteligente. Temos que dizer não às queimadas e aos exploradores, pois nós que estamos aqui na Amazônia, devemos ser os primeiros defensores da nossa flora para poder garantir o futuro das nossas crianças”, comentou o bispo.

Depois comentou a respeito da importância de se comemorar o Menino Jesus. “Celebrar o Menino Jesus, é celebrar uma festa que lembramos que Jesus foi criança e uma oportunidade para rezar para que o Menino Jesus ajude nossas famílias a tratar melhor as crianças que são desrespeitadas em sua inocência, são violentadas em casa, colocadas em trabalho forçado. São histórias tristes e por isso pedimos ao Menino Jesus para termos coragem de colocar em prática aquilo que esta no Estatuto da Criança e do Adolescente”, comentou Dom José em tom de alerta.

Antes de encerrar, o bispo comentou a respeito dessa nova etapa da caminhada de Pe. Isaías e seu trabalho desenvolvido na AMSPA.  “Missão significa anunciar Jesus, evangelizar e levar a boa nova e sabemos que os missionários são assim, ficam um tempo e depois partem para um nova missão, assim como esta fazendo o Pe. Isaías durante quase sete anos fazendo um belo trabalho a frente da AMSPA. Não vamos chamar de despedida, mas um novo envio para uma outra caminhada e a continuação do seu serviço de evangelização como missionário Joseleito”, disse Dom José

Após a benção final, foi realizado na área externa da igreja, a exibição de um breve vídeo com a trajetória de Pe. Isaías como pároco da AMSPA. “Foram seis anos e sete meses atuando na Arquidiocese de Manaus e foi um experiência bastante rica, no sentido também do crescimento da espiritualidade com os casais das equipes de Nossa Senhora, inclusive com o Regional Norte 01. Também estive a frente da coordenação da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e fico feliz com toda acolhida que recebi dos bispos da arquidiocese e de todo o clero de Manaus. Fico muito grato por esse tempo que passei aqui e deixo meu abraço a todos”, disse Pe. Isaías, que durante seu período em Manaus também acompanhou as frentes de trabalhos pastorais e o crescimento dos leigos Joseleitos.

Texto colaboração: Socorro Seixas

Fotos colaboração: Renata Kelly e José Freire



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *