Prefeitura firma parceria com a Cáritas de Manaus para combate à Covid-19 em indígenas
1 de outubro de 2020
A Cáritas Arquidiocesana de Manaus esteve reunida com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, no dia 29 de setembro para tratar sobre a parceria com o governo alemão, via Cáritas, que tem o objetivo de estabelecer ações de prevenção à Covid-19 entre a população indígena, dentre elas está equipar 28 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com medicamentos, exames, testagem e equipamentos, para atender cerca de 30 mil indígenas das zonas urbana e rural de Manaus.
A parceria se deu por meio da campanha “SOS Amazônia” ocorrida durante o pico da pandemia no Estado do Amazonas, por iniciativa da Prefeitura de Manaus, e foram destinados R$ 4 milhões em recursos financeiros.
“O prefeito havia solicitado do governo Alemão essa ajuda que veio através da Cáritas Alemã, que entrou em contato com a nossa Cáritas e assim se fez essa parceria. A Cáritas da Arquidiocese assumiu o projeto, mas é um trabalho em conjunto com a prefeitura. Hoje, tivemos essa conversa com o prefeito para ajustar a prestação de contas, que também é muito importante nesse processo, para justificar onde está sendo aplicado o recurso que recebemos”, explicou o arcebispo Dom Leonardo Steiner.
28 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão à disposição dos indígenas que estiverem sob a suspeita de coronavírus. Nesta haverá orientação e testagem conforme os protocolos vigentes.
Fonte: Semcom
Foto de Mário Oliveira e Alex Pazuello da Semcom
Por: Ana Paula Gioia Lourenço
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus