Arquidiocese de Manaus

Paróquia Nossa Senhora das Mercês inicia festejos da santa padroeira

O novenário em honra a Nossa Senhora das Mercês segue com programação até domingo (26/9), antecedendo o Dia da Padroeira, na quinta-feira (24/9) com a celebração eucarística com a presença do arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner. A programação festiva católica ocorre na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, no conjunto Eldorado, bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus. O evento está sendo realizado seguindo normas de prevenção ao novo coronavírus direcionadas pelas autoridades de saúde. A programação completa está ao fim deste texto.

Nossa Senhora das Mercês é uma das designações atribuídas à Virgem Maria na Igreja Católica. A devoção originou-se na Espanha, onde também é conhecida como Nossa Senhora das Mercedes. A devoção foi trazida pelos frades mercedários ao Brasil e foi popularizada na época em que cristãos da península ibérica eram escravizados pelos mouros.

O administrador paroquial, frei Vogran Leluia, apontou que o novenário tem grande importância para o crescimento espiritual dos fiéis católicos que tem devoção por Nossa Senhora das Mercês e visam recordar os nove dias de oração, conforme está descrito na passagem bíblica de Atos dos Apóstolos (1,3;2,1).

“A tradição do novenário iniciou entre a ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo ao céu e a descida do Espírito Santo, quando se passaram nove dias. A comunidade cristã orou, em torno da Virgem Maria, de algumas mulheres e dos apóstolos por esse período. Foi a primeira novena cristã”, afirmou frei Vogran.

A programação diária do novenário, às 19h, inclui missa com novena e meditações sobre os temas específicos relacionados à devoção a Nossa Senhora das Mercês. Para cada noite do novenário, um sacerdote católico preside o momento que também conta com a participação e suporte da comunidade. Após a última noite dos festejos, no domingo (27/09), será realizado, às 20h, o sorteio de um bingo eletrônico para angariar fundos para a comunidade.

A paróquia segue todos os protocolos preconizados pelas autoridades de saúde de prevenção ao novo coronavírus. Há dispenser de álcool gel a 70% disponível na entrada do templo, os bancos estão sinalizados indicando distanciamento social e os fiéis devem usar máscaras protetoras tampando completamente nariz e boca.

Virgem Maria “das Mercês” – O surgimento da invocação e do título Virgem Maria “das Mercês” deriva da Ordem das Mercês, cujo apostolado da redenção de cativos era, na Idade Média, chamado de “obra de mercê ou misericórdia”. A Ordem atribui à Virgem Santíssima uma especial participação em sua fundação, motivo pelo qual a honrou ao longo dos séculos com especial devoção, seguindo o exemplo de São Pedro Nolasco, que já em 1249 dedicou-lhe uma Igreja.

Desde os primeiros momentos da fundação da Ordem, os religiosos deram à festividade geral da Virgem um sentido próprio. Em 1600, foi-lhes permitido celebrar sob o título das Mercês a festa da natividade de Maria. Já em 1616 é concedida aos mercedários a celebração litúrgica da festa de Nossa Senhora das Mercês com textos próprios. Em 1696, seu culto foi estendido a toda a Igreja.

Paróquia – A Paróquia Nossa Senhora das Mercês está localizada na Rua Virgílio Freire, 270, no conjunto Eldorado, no bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul de Manaus. As celebrações são realizadas às terças, quintas e sextas-feiras e sábados, às 19h; às quartas-feiras, às 7h, e aos domingos às 11h e 19h. Para entrar em contato com a secretarial paroquial: 3648-0012/ 9257-1699 (whatsapp disponível).

Confira abaixo a programação completa:

1ª noite: Quinta feira (17/9), às 19h
Interceda, ó mãe, por nossas famílias
Presidente– Frei Vogran Leluia (administrador paroquial)

2ª noite: Sexta feira (18/9), às 19h
Ensinai-nos, ó Mãe, a imitar o Sagrado Coração do Vosso Filho
Presidente – Pe. José Cândido Cocaveli de Andrade

3ª noite: Sábado (19/9), às 19h
Ajudai-nos, ó Mãe das Mercês, a amar verdadeiramente a Eucaristia
Presidente – Pe. Zenildo Lima da Silva

4ª noite: Domingo (20/9), às 19h
Ó Mãe das Mercês, dai-nos a graça da observância dos mandamentos de Deus
Presidente – Mons. José Carlos Sabino de Andrade

5ª noite: Segunda-feira (21/9), às 19h
Interceda, ó Mãe das Mercês, para que sejamos autênticos filhos e filhas de Deus
Presidente – Pe. Luis de Lavor

6ª noite: Terça-feira (22/9), às 19h
Ajudai-nos, ó Mãe das Mercês, a acolher o Espírito Santo de Deus em nossa vida cristã
Presidente – Pe. Fernando

7ª noite: Quarta-feira (23/9), às 19h
Orientai-nos, ó Mãe das Mercês, para que celebremos sempre com amor o Mistério Pascal de vosso amado filho Jesus Cristo.
Presidente – Frei Jorge Luis Soares

8ª noite: Quinta-feira (24/9), às 19h
SOLENIDADE DE NSA DAS MERCÊS – Ó Mãe das Mercês acompanhai-nos em nossa vida missionária e catequética.
Presidente – Dom Leonardo Steiner

9ª noite: Sexta-feira (25/9), às 19h
Ó Mãe das Mercês, abençoe e conduza todos os jovens de nossa Paróquia para que sejam verdadeiros combatentes em prol do evangelho de Jesus Cristo
Presidente – Pe. José Cheregatto

10ª noite: Sábado (26/9), às 19h
MISSA DA MANHÃ – ENCERRAMENTO DOS FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS.
Presidente – Frei Vogran Leluia

 

Por Girlene Medeiros – Pascom P. N. Sra. das Mercês


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *