“Uma Igreja que cuida e partilha” foi a nota emitida pelo arcebispo de Manaus, Dom Leonarndo Ulrich Steiner, que ressalta a importância das tradicionais coletas realizadas para a manutenção das obras sociais da Igreja Católica no Brasil e no mundo, que foram adiadas para o segundo semestre de 2020 em virtude da pandemia do coronavírus.
A primeira será realizada neste fim de semana (12 e 13/9) e será destinada aos Lugares Santos, visando a preservação dos lugares que contam a vida, a morte e a ressurreição de Jesus, mas também o cuidado para com os pobres.
Depois, nos dias 3 e 4 de outubro, haverá a coleta conhecida como “Óbolo de São Pedro“, que consiste em uma ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre como sinal de apoio às necessidades da Igreja no mundo e às obras de caridade que ela realiza.
Nos dias 17 e 18 de outubro, acontece a coleta para as Missões e Santa Infância, que é uma contribuição para que Jesus seja conhecido e amado por mais pessoas, sendo as ofertas integralmente repassadas ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.
E, por fim, de 21 e 22 de novembro, acontece a Coleta da Solidariedade, da Campanha da Fraternidade 2020 que apoia pequenos projetos de comunidades e grupos pobres; e também a coleta para a Evangelização 2020 que tem como finalidade dinamizar a evangelização da Igreja no Brasil a partir da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB.
“Como soubemos partilhar cuidando dos pobres na pandemia, vamos oferecer a nossa contribuição para o bem do Povo de Deus. Maria, Mãe de Jesus, a Imaculada Conceição, nos acompanhe com seu manto protetor”, afirma Dom Leonado ao final da nota que está disponível, na íntegra, no link COLETAS – MANUTENCAO OBRAS SOCIAIS BRASIL E MUNDO