Arquidiocese de Manaus

Pastoral da Pessoa Idosa destaca o aumento de casos de violência durante a pandemia

A Pastoral da Pessoa Idosa foi criada em 2004 pela Dra. Zilda Arns, a mesma que fundou a Pastoral da Criança. A proposta foi aprovada durante assembleia geral da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil CNBB. A Pastoral tem como missão a promoção e valorização da Pessoa Idosa, a melhoria da qualidade de vida, respeito aos direitos, afirma a coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Pessoa Idosa em Manaus, Iara Lanza.

Uma equipe de líderes voluntários, acompanham a pessoas idosa em domicilio, mensalmente, de preferência, as mais fragilizadas.

Entre as realizações práticas da pastoral, estão os encontros regionais para capacitar todos os coordenadores diocesanos e estaduais no novo Guia do Líder. Crescer em 10% o número de Diocese e Setores, Paróquias, Comunidades, Lideres e Pessoas Idosas acompanhadas: O tempo de dedicação depende de cada líder e motivação pessoal, para visita ao idoso e suas famílias.

A coordenadora destaca que são nas visitas que os agentes pastorais detectam muitos problemas.

Durante o período de pandemia houve um aumento de 15% de violência contra o idoso, número apenas dos casos que foram levados à delegacia.

Às vésperas da comemoração do dia dos avós, celebrado no dia 26 de julho, juntamente com o dia de São Joaquim e Sant’Ana, os avós de Jesus, o Papa Francisco disse a seguinte frase sobre a importância dos avós na família e no mundo.“Um povo que não respeita os avós é um povo sem memória e, consequentemente, sem futuro.”

Ouça a matéria completa:

 

 

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar 

 



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *