A Campanha Amazoniza-te é organizada pela Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB em parceria com outras organizações eclesiais e da sociedade civil. Tem como objetivo evidenciar as violências contra os povos tradicionais que se agravaram com a chegada da Covid 19.
Diante disso haverá uma mobilização em todo o mundo até o dia 28 de Agosto em defesa da Amazônia. A iniciativa é da Assembleia Mundial pela Amazônia
que tem organizado as ações de mobilização e articulado iniciativas em todo o mundo contra o terricídio, o ecocídio e o etnocídio para denunciar aqueles que destroem as forças vivas do planeta”.
Estamos em pleno verão amazônico, tempo propício para grandes focos de incêndios e queimadas. Infelizmente, a cada ano o número de desmatamento vem crescendo no território amazônico, fator que ocasiona grandes desastres.
A Rede Eclecial Pan – Amazônica – REPAM tem sido incisiva no pedido a sociedade para o Cuidado com a Casa Comum, que é a nossa casa. O planeta, todos os dias vem pedindo socorro e todos esses problemas que estamos enfrentando são o reflexo dessa falta de cuidado, afirma o assessor da Rede Eclesial Pan – Amazônia, Padre Luis Miguel Modino.
Modino ressalta que devemos estar atentos ao chamado que o Papa Francisco nos faz na encíclica Laudato Sí e nos fazer presente em luta daquilo que é o futuro da humanidade.
As publicações nas redes sociais devem utilizar as hashtag #assembleiamundialamazônia #amazonízate #amazoniasemquiemadas e #sosoamazônia.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apoia a mobilização em defesa da Amazônia.
Ouça a matéria completa:
Rafaella Moura – Radio Rio Mar
Foto: CNBB