Arquidiocese de Manaus

Comissão Pastoral da Terra do Amazonas realiza lançamento virtual do Caderno Conflitos no Campo Brasil 2019

Na manhã do dia 7 de agosto, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) – Regional Amazonas realizou o lançamento local da publicação Conflitos no Campo Brasil 2019. O evento ocorreu nas redes sociais da CPT Nacional, em vista da emergência sanitária e considerando a necessidade de distanciamento social. Durante o evento, foram abordados os registros contidos na publicação, com recorte no estado do Amazonas.

Esteve presente neste evento virtual Dom José Ionilton Lisboa, que é bispo da Prelazia de Itacoatiara e vice-presidente da CPT Nacional, em sua fala destacou a importância desta publicação que existe há 35 anos e sistematiza dados sobre conflitos no campo em todo o Brasil e destacou um significativo aumento desses conflitos no último ano.

o Arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, também participou do lançamento e destacou que a publicação não apenas apresenta os conflitos em número, mas promove reflexão sobre o habitat do homem, o cuidado e a defesa da terra, faz memória e ajuda a refletir sobre a problemática dos conflitos por terra, destacando o desejo de que haja terra para todos.

Também estiveram presentes representantes dos que tem sofrido de perto os conflitos de terra, expondo a situação em que vivem de medo, pressão para desocupar lotes em que residem há mais de 20 anos e dificuldade na escoação da produção agrícola.

Os interessados em conhecer melhor os dados podem acessar a publicação está disponível no site  www.cptnacional.org.br

 

A live está disponível no Facebook.com/CPTnacional   e  youtube  https://www.youtube.com/watch?v=pVb9cU2-n5w

 

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *