Você sabia que o mês de agosto no catolicismo é dedicado as vocações?
A Igreja no Brasil celebra uma experiência belíssima que acontece sempre em agosto, mês no qual se comemora a diversidade e a riqueza das vocações e dos ministérios que estão a serviço do povo cristão.
São muitas as vocações, nelas estão a entrega total de sua vida a serviço do reino de Deus. Entre elas estão a do sacerdócio, vida consagrada, vocação familiar e de leigos e leigas.
O casal que é Ministro da Palavra e Eucaristia da Área Missionária Família de Nazaré, Luciano e Izabel Mota, afirmam que contribuição para o reino de Deus se dá no dia a dia em família.
O pároco da Paróquia São Sebastião, Frei Paulo Xavier destaca que a vida religiosa consagrada se dá em 4 verbos.
Muitas mulheres consagram a sua vida, como as irmãs religiosas. A Irmã da Congregação de Nossa Senhora- Cônegas de Santo Agostinho, Maria de Fátima Barbosa, trabalha diretamente com os povos da Amazônia e afirma que a sua vida junto a estes povos, são testemunho para o reino de Deus.
A primeira semana do mês, de 2 a 8 de agosto, é dedicada às vocações dos diáconos, presbíteros e bispos (ministérios ordenados). A segunda semana de 9 a 15 de agosto, é dedicada à vocação do pai, mãe e filhos e a viver em família. Para esta ocasião, há a Celebração da Semana Nacional da Família, com subsídios específicos, organizada pela Pastoral Familiar.
A terceira semana do mês, de 16 a 22, é dedicada à vocação das pessoas de vida consagrada, os que fazem os votos de Castidade, Pobreza e Obediência. Este ano, pela primeira vez, será realizada a Semana Nacional da Vida Consagrada motivada pela Conferência dos Religiosos do Brasil. A programação pode ser acessada no site oficial da CRB. A quarta e última semana, de 23 a 29, é dedicada à vocação dos cristãos leigos e leigas e seus diversos serviços na comunidade.
Você acompanha a programação do mês vocacional no site da CNBB.or.br
Qual é sua vocação?
Ouça a matéria completa:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar