Arquidiocese de Manaus

Festa de Santo Inácio de Loyola é marcada pela posse do novo pároco da A.M. Santa Margarida de Cortona

Na noite desta sexta-feira (31/07), foi realizada na Comunidade Santa Margarida de Cortona, pertencente à Área Missionária de mesmo nome, situada à Rua 01, n° 773 conjunto Alfredo Nascimento – Bairro Cidade de Deus, a Missa da Festa de Santo Inácio de Loyola em comunhão com o Jubileu dos 25 anos da presença da Companhia de Jesus na Amazônia. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Tadeu Canavarros e pelos sacerdotes jesuítas Pe Vanildo Pereira, Pe David Romero, Pe. Silas Silva. Na ocasião também foi realizada a posse do novo pároco da Área Missionária Santa Margarida de Cortona (AMSMC), Pe Inácio Luiz Rhoden.

“Hoje temos muitos motivos importantes para celebrar a nossa eucaristia e agradecer a Deus pela presença dos Jesuítas que ajudaram na evangelização, agradecer a Deus também por nossas comunidades que fazem parte dessa área missionária e pela chegada de um novo pároco, Pe. Inácio, ou mesmo tempo que agradecemos a presença dos outros padres que por aqui já passaram”, disse o Arcebispo ao dar as boas vindas. Durante a homilia, Dom Leonardo comentou a respeito das leituras do evangelho, depois fez com um pedido especial feito ao Pe. Inácio: “Não tenha medo de defender seu povo, sobretudo os mais pobres” e finalizou falando um pouco a respeito da vida de Santo Inácio, fundador da Companhia de Jesus.

Na sequência deu-se início ao rito de posse, com Pe. Inácio fazendo a Profissão de Fé, seguida da entrega dos símbolos utilizados pelo sacerdote no exercício de seu ministério, como: as chaves da igreja, para cuidar da porção do povo de Deus e exercer sua função de padre; as chaves do sacrário, para lembrar que a eucaristia é o centro de toda a ação pastoral e vida da paróquia; instrumentos para o batismo; estola roxa para o sacramento da penitência. Após esse momento, Dom Leonardo declarou empossado o novo padre, que recebeu uma salva de palmas da comunidade.

Ao final da celebração, o novo pároco disse algumas palavras de gratidão e pedindo para que Deus continue abençoando a AMSMC. “Queria expressar esse noite a minha gratidão e como pároco eu desejo ter atitudes como a da Sagrada Família, como Maria saber escutar e levar para o coração e ir e servir; na atitude de Filho, ser muito obediente e como São José, saber fazer a fazer a vontade de Deus e ter o espírito de Santo Inácio, tendo descrição, discernimento e determinação”, disse Pe. Inácio, que pela primeira vez assume o cargo de pároco. Antes da benção final, Pe. David falou a respeito do Selo Comemorativo que marca oficialmente a abertura do ano jubilar, comemorando os 25 anos da presença da família inaciana na Amazônia. 

Fotos colaboração: Arthur Amorim e Pascom da AMSMC



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *