A Rede Um Grito pela Vida é uma instituição ligada à Igreja Católica e tem como missão, o combate ao tráfico de pessoas e o abuso sexual de mulheres, crianças e adolescentes. São aproximadamente 150 religiosas de várias congregações que fazem a articulação nos estados e municípios brasileiros.
Criada em 2006, a Rede atua em mais de vinte núcleos integrados com a organizações eclesiais e civis. Entre as suas ações está a sensibilização e informação, organizações de grupos de reflexão e estudo, capacitação de multiplicadores, participação e mobilização.
De 2012 a fevereiro de 2020, foram 61 casos atendidos e encaminhados pela rede, um número pequeno diante dos 5.237 casos registrados em Manaus, de janeiro a junho deste ano, conforme o Sistema Integrado de Segurança do Amazonas.
Este pode ser o reflexo de falta de orientações básicas e apoio da sociedade, pois os Casos de exploração sexual são recorrentes, mas a população teme em denunciar. Segundo com a Assistente Social, Sandra Loyo, este é um assunto que poucas pessoas gostam de abordar.
O crime contra a criança exige uma decidida ação solidária e profética. A presença, a dor e o grito das vítimas é sacramento da presença de Deus clamando por vida, dignidade e libertação, afirma Sandra.
Para mais informações sobre a Rede Um Grito pela Vida Manaus, entre em contato por meio dos telefones 99440-9508 – 99444-2948.
Se você souber de casos de exploração sexual, denuncie no disque 100.
Ouça a matéria completa:
Rafaella Moura – Radio Rio Mar