Arquidiocese de Manaus

Solenidade do Santíssimo Redentor é marcada pela ordenação de dois novos padres redentoristas

A Congregação do Santíssimo Redentor (CSsR) – Vice Província de Manaus, realizou na noite deste sábado (18/07), às 18h no Santuário de N. Sra. Aparecida, a Solenidade do Santíssimo Redentor, Celebração Eucarística na qual, pela imposição das mãos de Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, bispo da Prelazia de Borba, foram ordenados presbíteros os diáconos José Luís dos Santos Damaceno e Sandro Afonso Duda. Concelebraram Dom Sergio Castriani, arcebispo emérito da Arquidiocese de Manaus, Dom Gutemberg Régis, bispo emérito da Diocese de Coari, Dom Tadeu Canavarro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus. Estiveram presentes padres redentoristas e do clero de Manaus, religiosos e religiosas. A celebração foi transmitida pelas redes sociais do Santuário de Aparecida, pela Rádio Rio Mar FM, Rádio Palmeira FM, da cidade de Manacapuru (AM) e Rádio Kerigma FM, da cidade de Igaci (AL).

Após a procissão de entrada, a celebração seguiu normalmente com as boas vindas de acolhida de Dom Zenildo. Depois da aclamação do Evangelho, Pe. Amarildo Luciano, Vice Provincial dos Redentorista de Manaus apresentou os candidatos a Dom Zenildo iniciando assim o rito de ordenação presbiteral que começa após a homilia e é marcado pela prostração do candidato; oração consecratória de ordenação, realizada com a imposição de mãos do bispo; entrega das vestes sacerdotais, Cada um dos recém ordenados escolheu um confrade que o impulsionou na caminhada vocacional, para os revestir. A mãe do neo sacerdote Luís Damaceno e a senhora Amara dos Santos, representando a família do neo sacerdote Sandro Duda entregaram as vestes como sinal de entrega e doação de seus filhos a Igreja; unção das mãos do neo presbítero; entrega do pão sobre a patena e o cálice com o vinho; e a acolhida no presbitério, com o ósculo (abraço) da paz, gesto com o qual Dom Zenildo, Dom Sergio Castriani, Dom Tadeu Canavarro e os demais padres presentes, acolheram os neo sacerdotes.

Depois de ordenados, os neo sacerdotes tomaram seus lugares ao lado de Dom Zenildo,Dom Sergio Castriani, Dom Tadeu Canavarro e dos demais sacerdotes no altar.

Histórico

Luís Damaceno, C.Ss.R.

José Luís dos Santos Damaceno, nascido em 17 de novembro de 1985 na cidade de Cruzeiro o Sul, Acre. De seus 7 irmãos, é o filho mais novo de João Damasceno (falecido em 1990) e Maria dos Santos Damasceno (aposentada).

No dia 23 de janeiro de 2014 entrou para a Congregação do Santíssimo Redentor, cidade de Manaus, fazendo seu ano de postulantado, cursando Teologia. No ano seguinte, fez noviciado na cidade de Goiânia-GO, fazendo sua profissão religiosa no dia 31 de janeiro de 2016, na cidade de Manaus. Em 2017 fez seu ano pastoral na Paróquia Sant’Ana e São Sebastião, Diocese de Coari, na cidade de Coari-AM. Em 2019 concluiu o curso de Teologia Pastoral no Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (ITEPES). Atualmente está cursando Psicopedagogia. No dia 29 de fevereiro de 2020 recebeu o primeiro grau da Ordem, o diaconado. Está nomeado para ser vigário na cidade de Manacapuru-AM.

Seu lema para esta celebração é: “Eu estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27).

 Sandro Afonso Duda, C.Ss.R.

Sandro Duda da Silva,nascido em 02 de outubro de 1986 em Arapiraca- AL. É o quarto de cinco irmãos. Filho de Margarida Jascinto da Silva e de José Duda Sobrinho. Entrou para a Congregação Redentorista no dia 29 de junho de 2014. No ano de 2016 fez seu noviciado em Goiânia-GO. Emitiu os primeiros votos, na Congregação do Santíssimo Redentor, no dia 29 de janeiro de 2017. No ano de 2019 fez seu estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Manacapuru, AM.

Fr. Sandro estudou filosofia em São Paulo-SP, no Mosteiro de São Bento. Cursou especialização em música sacra no CELMU em Agudos- SP. Formou-se em Teologia Pastoral no Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia- ITEPES. Pós graduou-se em Liturgia pela REDE CELEBRA na FAJE-BH. No dia 29 de fevereiro de 2020 recebeu o primeiro grau da Ordem, o diaconado. Está nomeado para ser vigário na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru-AM

Seu lema para esta celebração é: “Eu sei em quem acreditei” (II Tm 1,12)

Mais informações em breve

Texto colaboração: Tanna Kellyn (correspondente DenverLink – Vice Provincia de Manaus)



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *