Arquidiocese de Manaus

Fiés voltam a participar de celebrações sob orientações de saúde

A pandemia do novo corona vírus tomou uma grandiosa proporção mundial. Em nosso estado o vírus chegou um tanto tímido, mas não demorou muito tempo para que os casos fossem aumentando de forma exponencial. Já ultrapassamos a marca dos 60 mil infectados e estamos entre os estados brasileiros com o maior índice de infectados.

Foram mais de 100 dias com os templos fechados, uma decisão difícil para a Arquidiocese de Manaus, mas sempre visando o bem estar dos seus fiéis.

Diante disso a arquidiocese procurou maneiras de chegar até os fiéis, entre elas o uso das redes sociais e as mídias, para que a igreja não parasse, e deu certo, ela não parou.

No dia 23 de Junho, o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner anunciou a reabertura gradual dos templos em Manaus e retorno das atividades pastorais. A abertura se deu por fases.

A primeira permitia abertura do templo para visitação e práticas devocionais, a segunda fase a celebração com a participação apenas de agentes pastorais e a terceira fase que vamos vivenciar agora, é a participação dos fiéis. As ações devem atender as determinações da Arquidiocese, das autoridades de saúde e da paróquia mais próxima à sua casa.

O tempo destinado às Celebrações não deve ultrapassar 1 hora e 30 minutos.  Os intervalos entre atividade devem ser de 5 horas para sanitização do ambiente. Os fiéis devem utilizar máscara.

Os fiéis também terão acesso a álcool em gel 70% antes e depois das celebrações para a higienização. Só poderão participar presencialmente das celebrações nas igrejas e capelas ou outros espaços, as pessoas que estejam fora do grupo de risco. As comunidades também deverão dispor de máscaras reserva.

Por enquanto, crianças até 12 anos e as pessoas idosas não podem ter acesso, mas as comunidades devem realizar o drive thru, para que o grupo de risco possa receber a comunhão.

 

Ouça a matéria na íntegra:

 

 

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar 



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *