Arquidiocese de Manaus

Seminário Propedêutico realiza LIVE em ação de graças pelo encerramento do semestre formativo

O Seminário Propedêutico Arquidiocesano Pe. Luiz Gonzaga Sousa, localizado à Rua Natal nº 1, bairro Novo Israel, Área Missionária Santa Helena (AMSH) – Setor Padre Ruggero Ruvoletto, realizou na noite desta sexta-feira (26/06), a Santa Missa em ação de graças pelo encerramento do semestre formativo, que foi presidida pelo Arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, com transmissão ao vivo pelo facebook: seminário propedêutico de Manaus

O Seminário Propedêutico é uma das etapas do processo formativo dos candidatos ao sacerdócio na Arquidiocese de Manaus, esse ano a turma conta com nove seminaristas, sendo seis de Manaus e três do município de Manaquiri. A abertura do ano letivo começou no dia 17 de fevereiro com a missa presidida pelo arcebispo junto com os sacerdotes que fazem parte da equipe de formação do Seminário Propedêutico, além do Reitor do Seminário São José, Pe. Zenildo Lima, e da presença dos familiares e amigos dos novos seminaristas, assim como religiosos, religiosas e demais leigos que fazem parte da Arquidiocese de Manaus que foram prestigiar.

Já para o encerramento, esse número foi bem mais reduzido em virtude da pandemia causada pelo novo Coronavírus e estiveram presente apenas o pároco da AMSH e formador do seminário, Pe. Humberto Vasconcelos; o supervisor geral do seminário, Pe. Eduardo Santos, o diácono Afonso Brito e os nove seminaristas. Durante a homilia, Dom Leonardo comentou sobre “estarmos sempre atentos às nossas fragilidades e termos a capacidade de assumir nossos pecados, assim como o leproso do evangelho fez, reconheça diante do Senhor como pecador e pedir de Deus: se queres, cura-me e Deus, sempre vai nos dar a graça do perdão e da misericórdia dos nossos pecados”, disse.

Ao final da celebração. Pe. Eduardo agradeceu a todos que acompanharam a transmissão, assim também como os professores, equipes de psicólogos, religiosos e religiosas que ajudaram no decorrer do semestre e também lembrou que esse não é um momento de férias e que a missão de evangelizar continua. “Esse é um período que muitos de vocês vão para a missão, seja no interior ou de volta nas suas paróquias. Aonde está a vocação ali também está a missão e vocês, neste primeiro semestre, foram muito perseverantes neste período de pandemia. Que o senhor possa abençoar a todos vocês”, disse Pe. Eduardo.

Antes da benção final, Dom Leonardo também agradeceu a todos que ajudaram o seminário e os seminaristas de forma direta e indireta e ainda explicou a importância que a comunidade têm na formação dos novos padres. “A todos que acompanham os seminaristas do propedêutico, seja com oração, mantimentos ou a presença, os nossos agradecimentos, pois a comunidade é muito importante na vida de um padre, é a família do padre, pois é aí que o padre tira força e readquire a confiança nos momentos mais difíceis”, comentou o arcebispo.

Fotos colaboração: Geovane Silva

  



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



One comment on “Seminário Propedêutico realiza LIVE em ação de graças pelo encerramento do semestre formativo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *