Arquidiocese de Manaus

Novena de São José é realizada em ação de graças por agora ser Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas

Nesta sexta-feira (19/06), dia que celebrou-se a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, foi realizada a tradicional novena de São José que já acontece há mais de 20 anos na igreja de Manaus. A novena, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner e concelebrada pelos bispos auxiliares, Dom José Albuquerque e Dom Tadeu Canavarros, foi em ação de graças por desde o dia 25 de maio ser considerada, por meio do decreto do governador Wilson Lima, Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas.

Durante a novena, também foi lembrado os quatro anos de ordenação episcopal de Dom José e, em sua homilia, Dom Leonardo deu ênfase na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, comentando sobre a revelação que hoje nos faz celebrar a festa do amor de Deus e finalizou falando a respeito da importância da novena de São José, ao ponto de receber esse honroso reconhecimento do governo do Estado pelo fato de alimentar a espiritualidade do serviço, do trabalho, do sonho e da vontade de Deus.

“A Festa do Sagrado Coração de Jesus é também o dia mundial para a santificação dos sacerdotes, ocasião propicia para rezarmos a fim de que os nossos presbíteros correspondam ao amor de Cristo. Também viemos agradecer a declaração de que a novena de São José é Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas, ela é expressão de culto, de devoção, de uma espiritualidade que alimenta uma porção dos devotos da nossa região, é um modo de expressar a fé, a fé que transforma os dias e os passos de um povo”, disse o Arcebispo.

Antes do fim da celebração, o pároco-reitor Pe. Filipe Bauzierè pediu para os bispos presentes para que entregassem as imagens de São José à algumas pessoas que fizeram possível o recebimento da honraria recebida no dia 25 de maio por meio da lei 5.179/2020. Pe. Filipe não escondia a alegria pelo fato da novena agora ser Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas e falou o quanto esse momento representa, não só para o Santuário Arquidiocesano São José, mais também para toda a arquidiocese de Manaus como um todo. 

Fotos: Pascom Santuário Arquidiocesano São José

 

 

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *