Arquidiocese de Manaus

Pastoral do Migrante realiza a 35ª Semana do Migrante na Arquidiocese de Manaus

De 14 a 21 de junho, a igreja católica do Brasil estará organizando a 35ª Semana do Migrante, em Manaus a abertura da semana aconteceu neste domingo durante a missa realizada na Catedral Metropolitana, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner com transmissão ao vivo pela TV Encontro das Águas e Rádio Rio e também com a tradicional celebração, já realizada todos os anos no Studio 5, presidida pelo assessor da Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Manaus, Pe. Valdecir Molinari e transmitida pela TV Amazon Sat.

Neste ano a Semana do Migrante traz como tema “Migração e Acolhida” e o lema: “Onde está teu irmão, tua irmã?”. Em Manaus, a paróquia de São Geraldo é conhecida por ser o lugar de acolhida e abrigo para os irmãos e irmãs migrantes, que chegam à cidade todos os anos. De acordo com o pároco, Pe. Valdecir não basta apenas acolher e sim fazer todo um processo em busca de moradia e emprego, e tentar ver o outro como um irmão que reflete o rosto de Jesus.

“O migrante nos faz encontrar o rosto de um Cristo que muitas vezes está cansado, fatigado, necessitado de uma ajuda, de uma acolhida, de um incentivo. Enfim, o migrante é aquele que nos faz sair de nós mesmo para poder abrir-se para o diferente, mas tudo isso consiste em ver o outro como irmão pois quando eu vejo o outro como meu irmão e minha irmã, muda a forma de ver essas pessoas” explicou Pe. Valdecir.

No decorrer da Semana, várias atividades serão realizadas com transmissão ao vivo por meio das redes sociais, com o objetivo de mostrar que o migrante é um ser que não pode ser explorado ou excluído da sociedade. É uma oportunidade de mudar a mentalidade e compreendermos melhor o que a 35ª semana propõe, com base no que já foi debatido até na Campanha da Fraternidade, sobre migração e acolhida e por isso vai contar uma vasta programação com rodas de conversas  e a celebração de encerramento será no próximo domingo na paróquia de São Geraldo transmitida pelo facebook da paróquia. 

Fotos: Safira Gaspar



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *