Arquidiocese de Manaus

CNBB promove LIVE para debater o papel da catequese em tempos de pandemia

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da sua editora, realizou nesta segunda-feira, uma LIVE onde abordou o tema “Catequese em tempos de pandemia”, contando com a participação do arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Dom José Antônio Peruzzo. O bate-papo foi mediado pelo assessor da comissão, Pe. Jânison Santos, que fez o aprofundamento da temática com o convidado e a interação com os internautas.

No decorrer da conversa, Pe. Jânison e dom Peruzzo trataram das questões pastorais relacionadas à necessidade de se continuar com a catequese, o processo de iniciação à vida cristã, mesmo em tempos de isolamento e distanciamento social. E também agradeceram aos catequistas pela missão realizada, demonstrando gratidão e pedindo para que não desanimem em tempos de pandemia.

“Querido catequista, nunca vivemos uma pandemia e ninguém estava pronto para a situação que nos encontramos hoje, foi necessário que um ínfimo vírus nos lembrasse que somos mortais e não somos onipotentes. Mas vocês catequistas, vivem a dor de um povo e, ainda assim, é grande o número daqueles que fazem brilhar o testemunho de Jesus. Eu gostaria de lhes agradecer, em nome dos bispos e da igreja do Brasil, pela persistência que manifestam o encanto pela mensagem de Jesus Cristo e, nos momentos de lágrima que derramam, que não lhes faltem sentir a proximidade de Deus. Muito obrigado catequistas do Brasil”,  disse dom Peruzzo.

Durante a LIVE também foi falado sobre as obras que a Igreja oferece para orientar, animar e dinamizar o trabalho catequético da Igreja no Brasil e no mundo, como o novo Diretório Catequético que será lançado pela Santa Sé, no próximo dia 26 de junho e, destacaram ainda, os bons exemplos pastorais e catequéticos ocorridos Brasil, além de dar dicas de como organizar os itinerários de iniciação à vida cristã de acordo com a idade dos catecúmenos e catequizandos.

 

Participação da Arquidiocese de Manaus

Para coordenadora da Catequese Arquidiocesana a Serviço (CAS), Rosália Gaspar, que participou também da LIVE, a atividade foi muito importante para motivar os catequistas. “Percebemos que na Arquidiocese de Manaus estamos no caminho que Dom Peruzzo orientou, achei muito importante ele frisar sobre a Catequese Brasil e dar destaque sobre a espiritualidade do catequista e insistir com a leitura orante, pois sabemos que muitos só tem tempo nos fins de semana e, mesmo nesse período de pandemia, temos mantido o contato on-line com nossos catequistas e coordenadores de catequese setoriais, motivando-os e mantendo-os informados sobre o novo AGIR”, comentou Rosália.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *