Arquidiocese de Manaus

Área Missionária São Lourenço cria cartão digital para interagir com os fiéis

É cada vez mais comum adotar o cartão digital interativo e deixar de lado o cartão de visita impresso. No cartão digital interativo é possível inserir várias informações, compartilhá-lo facilmente pelo celular, adotando tecnologia responsiva e até evitando o desperdício de papel. Se antes isso era visto apenas no ambiente empresarial, agora, podemos ver também no ambiente eclesial.

A Área Missionária São Lourenço, localizada no Bairro Parque das Laranjeiras, que faz parte do Setor Parque Dez, Região Episcopal Nossa Senhora dos Remédios, ciente das vantagens de uso do cartão digital interativo, resolveu adotá-lo como ferramenta de comunicação.

A arquiteta e analista de negócios, Deborah Cabral, que participa da Área desde 2017, como agente da Pastoral da Comunicação (Pascom) e mais recentemente, da Pastoral da Catequese, foi quem desenvolveu essa nova ferramenta de comunicação para os serviços da Igreja. De acordo com Deborah, boa parte dos agentes da área é formada por jovens – um segmento de público que está cada vez mais conectado por meio da internet. Então, usar essa ferramenta do cartão interativo, é uma forma de inovar e aproximar mais os agentes, facilitando o acesso ao conteúdo que a Igreja tem a oferecer.

Deborah foi pesquisando sobre o assunto e programando o cartão, seus links de acesso, pesquisando sobre as cores e os ícones mais adequados para localização de cada uma das cinco comunidades que fazem parte da área: Frei Galvão, Imaculado Coração de Maria, Santo Expedito, São Paulo Apóstolo e Nossa Senhora Rainha da Paz. Aliou a cada uma das comunidades, um versículo bíblico e aplicou a imagem do padroeiro, São Lourenço, buscando harmonizar todos esses elementos. Um trabalho minucioso, feito com muito carinho e amor à Igreja. Todo o processo de criação do cartão foi feito em conjunto com o namorado, Duravalino Mendes, que também participa da Pascom e com o pároco responsável pela área, Pe. Durai Aruldoss, da Congregação dos Missionários de Maria Imaculada (MMI).

Para Deborah, as principais funcionalidades do aplicativo são “a interatividade com os membros da Igreja, a facilidade de acesso às redes sociais da área e aos endereços físicos das capelas e suas localizações, bem como as atividades que são desenvolvidas nas comunidades em apenas um clique”.

Pe. Durai afirma que “o desafio também pode ser uma oportunidade de superação pela criatividade e que a necessidade é a raiz da invenção no mundo. Estamos isolados pela pandemia e, ao mesmo tempo, estando longe, podemos ficar pertos e ativos, com o auxílio da tecnologia, por meio do cartão digital interativo. Parabenizo a equipe da Pascom da área, pela iniciativa. Que Deus os abençoe!”.

A aceitação entre os membros da área tem sido positiva e a experiência tem animado outras equipes da Pascom na Arquidiocese de Manaus, a adotarem essa ferramenta de comunicação.
Enviando uma mensagem por Whatsapp para o número (92) 98472-7693, os interessados poderão receber o cartão digital e conhecer suas funcionalidades.

Informações sobre a Área Missionária São Lourenço podem ser obtidas nos seguintes endereços:

Home


https://www.facebook.com/AMSaoLourenco
https://www.instagram.com/areamissionariasaolourenco/

Por Adriana Ribeiro / Pascom Arquidiocesana


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *