Arquidiocese de Manaus

Arquidiocese de Manaus emite orientações para as solenidades de Pentecostes e Corpus Christi

O Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, divulgou nesta terça-feira (19/5) orientações pastorais para as  Solenidades de Pentecostes (31/5) e de Corpus Christi (11/6), sendo as duas momentos importantes em que a Igreja Católica demonstra publicamente a sua fé e manifesta sua comunhão por meio da rica diversidade de comunidades, movimentos, pastorais, organismos, serviços e ministérios atuantes em nossa Arquidiocese.

Conforme Dom Leonardo, as celebrações acontecerão sem público, visto que ainda há necessidade de isolamento social diante da pandemia causada pelo novo Coronavírus. “Demos uma grande contribuição suspendendo a celebração dos sacramentos com a nossa participação presencial. Com este cuidado a nossa Igreja contribuiu para a diminuição do índice de propagação do vírus. E desejamos continuar com nossa colaboração”, explicou.

O arcebispo explica que a Solenidade de Pentecostes será precedida por um Tríduo, a partir de um subsídio que será divulgado, que deve ser rezado nas casas, pelas famílias. E o terceiro dia do Tríduo será uma Vigília a ser celebrada em todas as Paróquias e Áreas Missionárias e, como de costume, transmitidas pelos meios de comunicação disponíveis.  No Domingo de Pentecostes, todos podem acompanhar, às 17h, a transmissão da celebração solene na Catedral por meio da TV (Encontro das Águas), pelas Rádios Rio Mar e Castanho, e pela Internet.

O mesmo deve acontecer na Solenidade de Corpus Christi, que acontecerá no dia 11 de junho.  As celebrações serão transmitidas pelos meios de comunicação social, sendo que  as Paróquias e Áreas Missionárias farão a transmissão da celebração da Santa Missa e, em seguida, o pároco conduzirá o Santíssimo pelas ruas pedindo a Jesus que abençõe a todas as famílias e nossos trabalhos.  À tarde, na Catedral Metropolitana, a celebração será às 17 horas transmitida pela TV Encontro das Águas, Rádio Rio Mar, Rádio Castanho e Rádio Encontro das Águas. Será transmitida também a condução do Santíssimo pelas ruas próximas da Catedral.

“Seja para a Celebração do Domingo de Pentecostes, quanto para a celebração de Corpus Christi, a partir da Catedral, solicitamos que todas as Paróquias e Áreas Missionárias incentivem para que o povo possa acompanhar estes dois grandes momentos por meio dos já citados canais de transmissão. Por isso, é importante que não haja outras celebrações e transmissões neste horário”, enfatizou Dom Leonardo.

E ao final, o arcebispo agradece a todos que tem mantido a fé e a perseverança, e praticado ações de caridade aos mais necessitados nesses período de isolamento.

“Agradecemos às famílias que nesse tempo continuam lendo a Palavra de Deus, rezando o terço, participando das celebrações através dos meios de comunicação; agradecemos aos padres que continuam acompanhando nossas comunidades; agradecemos à vida consagrada pela presença nas situações de sofrimento; agradecemos aqueles irmãos e irmãs que estão junto dos pobres distribuindo alimentos, confortanto; agradecemos a tantas doações em favor dos que mais sofrem. Nossa igreja de Manaus tem dado um belo testemunho de comunhão e solidariedade. Continuemos Família Arquidiocesana!”, finalizou Dom Leonardo.

Confira o documento na íntegra: 2020 – Orientações Pastorais PENTECOSTES E CORPUS CHIRISTI_ final

 

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *