Arquidiocese de Manaus

Pascom Brasil promove a semana da comunicação para comemorar o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais

“Para que possas contar e fixar na memória. A vida se faz história. (Ex 10,2)”, esse foi o tema escolhido para celebrar o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que acontecerá no dia 24 de maio, finalizando a semana da comunicação que começa nesta segunda 18/05. O evento é promovido pela Pascom Brasil e o tema foi escolhido com base na mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial das Comunicações, voltada para os agentes da pascom, que tem sido linha de frente nesses tempos de pandemia, trabalhando para que a igreja esteja próxima aos fiéis por meio das redes sociais.

De acordo com o coordenador nacional da Pascom Brasil, Marcus Tullius, esta data é celebrada anualmente na solenidade da ascensão do Senhor: dia 24 de maio, e, durante a semana terão várias atividades, incluindo Lives abordando a temática da comunicação sobre várias óticas, que acontecerão nos dias 18, 20 e 22 e todas às 20h. Segundo Marcus, é uma data muito especial, onde os agentes da pascom da Arquidiocese de Manaus, são convidados a vivenciar esse período de graça e assim reflitam a importância de contar histórias. 

“É com grande alegria que nós celebramos o 54° Dia Mundial das Comunicações Sociais, é um dia de festa e de celebração da vocação de todos os comunicadores e um dia também que a igreja reflete a importância da comunicação na sociedade. Portanto todos os cristãos são chamados a meditar essa mensagem e, trazer bem para a sua realidade, essa experiência de contar história para produzir memoria. Neste período nós teremos uma semana toda especial, um tempo oportuno de formação, com eventos sendo transmitidos ao vivo no facebook e youtube da Pascom Brasil e o coroamento será com a Santa Missa presidida pelo presidente da CNBB, Dom Walmor de Oliveira em ação de graças por todos os comunicadores do Brasil”, explicou Marcus.  

Paralelo a semana de comunicação nacional, a Pastoral da Comunicação Arquidiocesana, estará promovendo a 4ª Jornada da Comunicação da Arquidiocese de Manaus, que será realizada de 18 a 31 de maio. De acordo com a Coordenadora Pascom Arquidiocesana, Adriana Ribeiro, as atividades contarão com a participação do arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, do arcebispo emérito, Dom Sergio Castriani e também do coordenador da pascom nacional. São atividades preparadas com muito carinho pensando nos agentes de nossas comunidades, conforme afirma Adriana. 

“No período de 18 a 31 de maio, realizaremos a 4ª Jornada da Comunicação da Arquidiocese de Manaus com várias atividades, entre elas uma LIVE que esta agendada para às 15h do dia 23 de maio nas redes sociais da Pascom Arquidiocesana, contando com a participação de Dom Leonardo, Dom Sergio e Marcus Tullius, onde iremos conversar sobre o Dia mundial das Comunicações Sociais. Todos estão convidados a participarem, principalmente os agentes da pascom das diversas comunidades da nossa arquidiocese”, comentou Adriana.

Confira o cronograma das Lives que serão realizadas durante a semana contendo o material formativo-celebrativo para redes sociais e rádio. Obs: Horário Manaus

18.05 | 19h

Pascom na pós-pandemia

@domjoaquimmol @petiagosibula @soumarcustullius @luzpatricia | Comissão para a Comunicação + Coordenação Nacional

20.05 | 19h

A História das histórias: Leitura Orante na Ótica da Comunicação

@dom_edilson, bispo de Oeiras (PI) e membro da Comissão para a Comunicação

22.05 | 19h

Dom Neri @laykamila @jconectados @giancarlosouza_ @rccbrasiloficial

Tecer histórias: roda de conversa

24.05 | 14h 

Ascensão do Senhor, Santa Missa pelos Comunicadores

@domwalmor, arcebispo da @arquidiocesedebh e presidente da @cnbbnacional

   

 

 

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *