Arquidiocese de Manaus

Nota de Falecimento: Pe. Luís Kirchner – 24/12/1940 – 13/05/2020

É com pesar que A Arquidiocese De Manaus, informa o falecimento do Donnell Louis Kirchner, mais conhecido como Pe. Luís Kirchner, grande missionário redentorista, que trabalhou na Amazônia por cerca de 40 anos, atuando como pároco, professor, escritor e palestrante. Há pouco mais de um ano ele, após mais um período conosco aqui em Manaus, ele retornou para sua residência em Houston, Texas (Estados Unidos), onde na manhã desta quarta-feira, morreu vítima de um infarto.

Em dezembro de 2016, participou de uma emocionante celebração realizada no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, onde comemorou os 50 anos de vida sacerdotal, junto com o padre Miguel Mcintosh e do bispo emérito da diocese de Coari, Dom Gutemberb Régis. A cerimônia foi celebrada pelo Pe. Ronaldo Mendonça, na época Vice-Provincial da Missão Redentorista do Amazonas e concelebrada por Dom Sergio Castriani, hoje arcebispo emérito de Manaus.

Louvamos a Deus pela sua vida e vocação. Sentimos muito a sua partida. Ele foi professor de muitos padres que hoje servem à Igreja.

Pela misericórdia de Deus descanse em paz.

BIOGRAFIA

Donnell Louis Kirchner nasceu no dia 24 de dezembro de 1940, sendo o primeiro de 5 filhos de John e Lolita Kirchner. Criado numa Paróquia Redentorista em Omaha, no Estado de Nebraska, ele foi para o seminário menor em 1954, onde ele encontrou, pela primeira vez, com o futuro Padre Miguel McIntosh. Fez os seus primeiros votos como Redentorista em 1961, e foi ordenado padre no dia 22 de junho de1966. Depois de terminar os seus estudos e fazer um ano de estágio pastoral, ele e padre Miguel partiram para Manaus, na noite da 3a quarta feira de setembro, 1968, sendo transferido logo para Manacapurú. Depois de quase 20 meses lá, foi enviado para Belém no Pará, passando um ano, quando surgiu uma necessidade em Manaus para trabalhar com os seminaristas. De 1973 a 1975, trabalhou na Paróquia de N. Sra. Aparecida, principalmente na capela de Nossa Senhora do P. Socorro.  Durante este tempo, a televisão chegou a Manaus e ele conseguiu um programa seu na TV Amazonas, chamado Geração 73. No final de 1975, ele voltou para Manacapurú passando 3 anos, onde escreveu e publicou o primeiro de muitos livros (12): Ninguém Cresce Sozinho. Durante o capítulo de 1978 da Vice-Província de Manaus,  ele foi eleito Vice-Gerans, ou seja, o segundo superior da Vice-Província, um posto que exerceu durante 9 anos. Durante o mesmo tempo, dirigiu várias casas de formação, em diferentes graus de formação. Foi pároco de Santa Luzia na Matinha. Em 1989 passou um ano fora no exterior, fazendo um ano sabático. Ao retornar a Manaus, voltou pela 3a vez a Manacapurú.  Quando houve uma necessidade na paróquia de Nossa Sra. Aparecida, ele passou uma temporada até houve, novamente a necessidade no programa de formação. Durante as celebrações dos 50 anos da Vice província em 1993, o superior Geral, padre Juan Lasso, veio de Roma.  Como conclusão de sua visita, padre Luíz foi escolhido para procurar estudos superiores em Teologia Moral, em Roma, onde ele passou 2 anos fazendo Mestrado.  Nos 11 anos seguintes lecionou no de ITEPES, ajudando também em outras cidades. Durante este tempo trabalhou nas Paróquias de N.Sra. Aparecida; Nossa Senhora das Dores na Redenção e Área Missionária Sant’Ana, no Hiléia. Em 2007, devido a problemas cardíacos retornou ao Estados Unidos para tratamento médico.  Ao recuperar-se, foi decidido que ele permaneceria nos EUA.  Assim, passou 6 anos pregando Santas Missões e retiros em muitos lugares. No ano de 2014 uma necessidade o levou para uma paróquia na Califórnia onde passou apenas 11 meses, quando, mais uma vez,  foi chamado a trabalhar na formação dos Teólogos Redentoristas em Chicago. Em 2017 trabalhou em Baton Rouge – Louisiana.

Texto e fotos colaboração: Tanna Holanda, Correspondente DenverLink

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *