Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) realiza entrega de “kit-proteção” no dia das mães

A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) arquidiocesana, promoveu neste último dia 10, a entrega de um “kit-proteção” contendo máscaras, álcool em gel e sabonete, para as 25 mães da pastoral da Pessoa Idosa pertencentes à Paroquia São Pedro Apostolo, situada no bairro de Petrópolis. Em virtude do isolamento social que estamos vivendo e para evitar o contato físico, as entregas foram feitas nos portões das suas residências.

“Parabéns a todas queridas mães líderes/coordenadoras da PPI, além de mães também são, esposas, donas do lar, profissionais, lindas mulheres de enormes corações que abraça a todos. Peço a Deus a saúde pra todas para logo mais continuar a missão que ELE nos confiar aqui na terra. Continuaremos em casa fazendo nossa parte como missionária da PPI, correndo por fora para ajudar a quem mais precisa, seja com ranchos, remédios ou oração”, comentou Selma Ribeiro, líder e coordenadora PPI da Paroquia Pedro Apóstolo.

O kit foi produzido em união com algumas líderes de comunidade e duas costureiras, que compraram material (pano, linha, elástico) e fabricaram máscaras de pano e disponibilizaram para doação. De acordo com Iara Lanza, coordenadora arquidiocesana da PPI, essa é uma das atividades para que o idoso não se sinta esquecido e também uma forma de ajudar aos idosos que participam de pastoral que estiverem mais necessitados. “Nós não estamos indo fisicamente na casa do idoso, mas entramos em contato interagindo com chamadas de vídeo, matando saudades, rezando e orientando tanto os idosos, como os cuidadores”, disse a coordenadora.

Apesar de serem um grupo de risco, Iara lembra que os idosos não são ameaça a sociedade, não são causadores do contagio e sim as maiores vitimas em virtude da sua condição de saúde, mesmo assim, muitos dão testemunhos de vida e mostram que continuam seguindo sua rotina, com muito cuidado e oração. “Parece que nesse momento o idoso é um empecilho para tudo, mas não foi o idoso que trouxe esse vírus, eles são as maiores vítimas em virtude de sua saúde debilitada, mesmo assim, muitos dão testemunho fazendo suas atividades em casa, lendo rezando e fazendo até máscaras para serem doadas e isso é algo muito bonito”, disse a coordenadora da PPI.

A Missão da PPI

É pautada na promoção e valorização da pessoa idosa, nas visitas domiciliares, proporcionando-lhe dignidade, esperança e vida plena. Sem essas visitas presencias, de acordo com as instruções da Organização Mundial de Saúde (OMS), o jeito foi tomar algumas iniciativas para não deixá-los esquecidos. Dessa forma, o contato com os idosos agora são feitos via mensagens de telefone e vídeos chamadas, onde é realizado o acompanhamento das vacinas, leitura do evangelho de acordo com a saúde de idoso e verificado outros cuidados que são tomados quando são realizadas às visitas nas casas, como incentivar o idoso a fazer alguns exercícios físicos dentro do seu limite (disponibilizando vídeos e palestras com instruções geriátricas).

Fotos: Arquivo Pessoal da PPI