Arquidiocese de Manaus

Arquidiocese celebra missa em homenagem às mães e pelo 7º dia de falecimento de Pe. Cairo

O Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner celebrou na manhã deste domingo, 10 de maio, a missa em homenagem ao dia das mães e pelo 7º dia de falecimento de Pe. Cairo Gama. A celebração foi realizada às 7h30, na Catedral Metropolitana de Manaus Nossa Senhora da Conceição, concelebrada com seus bispos auxiliares, Dom José Albuquerque e Dom Tadeu Canavarros, e pelo pároco da Catedral, Pe. Hudson Ribeiro, com transmissão ao vivo pela TV Encontro das Águas, Rede Vida, Rádio Rio Mar e demais redes sociais da Catedral.

Em sua homilia, Dom Leonardo iniciou fazendo um breve comentário sobre as leituras do evangelho, salientando sobre os modos de caminhar com Jesus, que nos conduz ao Pai, a nossa morada. Depois comentou sobre o significado da palavra maternidade e importância de ser mãe/mulher. “A palavra maternidade quer dizer força, energia, vigor de ser mãe, assim a mulher sabe que a maternidade não lhe pertence, mas ela pertence a maternidade, esquecida de si e toda voltada para os filhos, pois maternidade é caminho, caminho que se faz morada, é o abrigo da mãe que reúne todas as realizações. Hoje é dia das mães, de ti recebemos a vida, o leite, sugamos do teu peito a fé, contigo aprendemos a generosidade, a solidariedade, o amor, a benção, às mães hoje a nossa gratidão e a nossa prece. Que Deus abençoe e fortaleça todas as mães e, as que já alcançaram a maternidade de Deus, que elas do céu nos abençoe”, disse o arcebispo.

Dom Leonardo também lembrou do querido Pe. Cairo, que estava internado no Hospital Prontocord/Samel desde o dia 22 de abril, em tratamento pela infecção causada pelo novo Coronavírus – Convid-19, e faleceu na manhã do último dia 4 de maio, aos 41 anos. “Hoje, ao celebrarmos a missa de 7º dia de Pe. Cairo, deixamos ressoar com gosto e esperança, as palavras que ouvimos no evangelho: eu sou o caminho, na casa de meu Pai há muitas moradas, vou preparar um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver, estejas também vós”, e, segurando a emoção, o arcebispo continuou.

“A morte de Pe. Cairo nos devolveu olhos para o caminho, desejo de verdade, fascínio pela vida. Tivemos o sentimento que viajou cedo demais para a casa do Pai, novo demais para morrer. Agradecemos o sacerdócio de Pe. Cairo, seu serviço, sua entrega, a busca de viver o evangelho, pois ele nos desperta para Deus que é só misericórdia. Eu vou para o Pai e para o Pai foi e no Pai agora é. Descanse em paz!”, concluiu emocionado.

Após a homilia, o rito continuou normalmente e, antes da benção final, Dom Leonardo fez questão de agradecer aos veículos de comunicação e de fazer um apelo pelos povos indígenas que estão tão esquecidos pelas autoridades. Também leu uma poesia em homenagem ao dia das mães e, na sequência, pediu para que os padres do clero de Manaus, sejam mais ousados no ministério, que não tenham receio de cuidar das pessoas e de dar a vida pelo povo de Deus. Depois deu a benção e, antes de finalizar, lembrou também das pessoas que trabalham nos cemitérios servindo, seja como coveiro, vigias, pessoas da limpeza e demais funções.

Fotos colaboração: Wilson Martins, Pascom Catedral Metropolitana de Manaus



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



5 comments on “Arquidiocese celebra missa em homenagem às mães e pelo 7º dia de falecimento de Pe. Cairo”

  • dorival hernandes disse:

    Bom Dia. Que homilia linda feita neste Domingo dia das mães, feito pelo Bispo Dom Leonardo Steiner.
    Seria muito interessante publicar a Homilia na integra, bem como a poesia que ele fez no encerramento.

    Dorival- Atibaia – S/P;

  • Cleide Solano disse:

    Por gentileza me envie a homilia na integra! Foi linda! Gostaria de meditá-la! Eu gravei, mas apaguei sem querer! Ou então me mande o link onde possa ouvi-la novamente!

  • Sonia Maria Bella Sanches disse:

    Participei da Missa celebrada por Dom Leonardo hoje e fiquei encantada com o que ele falou quando se referiu aos “modos de caminhar com Jesus” . Gostaria muito de ter esse texto, será que é possível.
    Sou de Sorocaba-SP, mas morei em Manaus por oito anos.
    Grata pela atenção

  • Regina Monteiro disse:

    Gostaria se possível, de receber a homilia na integra da missa. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *