Arquidiocese de Manaus

Missionários de Guadalupe comemoram 32 anos de Evangelização e Presença Missionária em terras Amazônicas

Os Missionários de Guadalupe (MG) é um Instituto Missionário fundado pela Conferência dos Bispos Mexicanos (CEM) no dia 07 de outubro de 1949, com finalidade de contribuir e promover a evangelização dos povos, formação de agentes de evangelização tais como futuros padres, diáconos, ministros, catequistas e muito mais. Presentes em quase todos os continentes do globo, sendo estes: Ásia, nos países como Japão, Coreia do Sul, Hong-Kong e China; África, nos países como Quênia, Angola e Moçambique e; no Continente Americano, nos países como Peru, Brasil, Cuba e Estados Unidos.

Sua vinda para as terras da querida Amazônia se deu por meio do Instituto Missionário Canadense de Scarborough que solicitou aos superiores dos MG apoio com pessoas missionárias que pudessem trabalhar na Prelazia de Itacoatiara em 1987. Os primeiros três padres MG chegaram na Amazônia no dia 26 de abril de 1988. Assim, o total de missionários já enviadas para trabalhar na prelazia somam-se em 28 pessoas, sendo estas: 23 padres, 3 diáconos e 2 Missionárias Leigas.

Após a chegada na Prelazia de Itacoatiara em 1988, além de apoiar em sua Matriz, os MG atuaram também na Área Pastoral de Silves e Área Pastoral de Urucurituba; Paróquias de Urucará, São Sebastião do Uatumã, São José, Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida e Divino Espírito Santo, todas pertencentes a área geográfica da prelazia de Itacoatiara.

A chegada dos MG na Capital Amazonense, Manaus, se deu no dia 03 de agosto de 2016, com a tomada de posse do então missionário Padre Hugo Hernandez feita pelo arcebispo emérito Dom Sérgio Eduardo Castriani, para atuar na Área Missionária Imaculado Coração de Maria (AMICOM), bairro Santa Etelvina. Com aproximadamente quatro anos de atuação na Arquidiocese de Manaus, especificamente na AMICOM, além de Padre Hugo que entregou o cargo de pároco no dia 07 de outubro de 2018, passaram pela arquidiocese Padre Januário Kim (MG, Coreia do Sul), Padre Oscar Mario (MG, México) e Padre Alejandro Gollas Mares (MG, México) como pároco entre 2018-2019. E atualmente exercendo o cargo de pároco Padre José Luiz Torrez, (MG, México) que também atuou como vigário-paroquial nas gestões de Padre Hugo e Padre Alejandro.

Padre José Luiz conta hoje com a ajuda de Padre Manuel Islaz (MG, México) ex-pároco da Paróquia Divino Espírito Santo (Itacoatiara-AM). A Área Missionária de Atuação dos MG na Arquidiocese de Manaus, AMICOM, possui 7 comunidades, sendo estas: Imaculado Coração de Maria, Nossa Senhora de Fátima, Santo Antônio, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santa Terezinha do Menino Jesus e São José Esposo.

E este ano o Instituto Missionário completará 71 anos de fundação e hoje, 32 anos de atuação na Amazônia. Celebrar estas grandes datas é dar graças a Deus pelo serviço missionário dos MG no Brasil e no mundo, agradecer ao querido povo amazonense seu amor, carinho e acolhida além de renovar e fortalecer o Espírito Missionário, colocando-se nas mãos de Deus para fazer a sua vontade no trabalho futuro aonde Ele os envie.

Quais são os planos futuros do Instituto dos Missionários de Guadalupe nas terras Amazônicas? Eis a resposta: Procurar responder ao chamado do Papa Francisco de evangelizar na Amazônia entre os povos indígenas. Está em projeto atuar na Diocese de Altos Solimões, Tabatinga.

Aos queridos amigos e devotos de Nossa Senhora de Guadalupe, os MG convidam a todos a rezarem no dia de hoje e sempre por todas as graças recebidas de Deus na atuação aqui no Brasil e no mundo, pelos 32 anos de Evangelização e Presença Missionária na Amazônia. “Sejam todos bem-vindos e bem-vindas a celebrarem conosco e dar graças a Deus pelos frutos coletados. Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe do verdadeiro Deus por quem se vive, continue intercedendo por todos nós perante seu Filho Jesus Cristo”.

A Santa Celebração Eucarística de Ação de Graças pelos 32 anos de Missão na Amazônia ocorrerá no dia de hoje, 26 de abril de 2020 às 19h, transmissão ao vivo pela página do Facebook @amicom.manaus (Área Missionária Imaculado Coração de Maria), unidos aos MG rezaremos a oração para esta ocasião:

Virgem sempre Santa Maria de Guadalupe, Mãe do verdadeiro Deus por quem se vive, Tu que na verdade és Mãe compassiva, escuta com amor e ternura as preces que teus devotos e os Missionários de Guadalupe no Brasil imploram e agradecem, pelo motivo dos 32 anos de presença missionária na Amazônia. Tu que és a nossa doce e amorosa mãe, acolhe-nos no aconchego do teu manto e no carinho dos teus braços. Que nada aflija e nem perturbe nosso coração, mostra-nos e manifesta-nos teu amado Filho, para que Nele e com Ele encontremos a salvação nestas benditas terras Amazônicas. Santíssima Virgem Morena de Guadalupe, mãe e padroeira das Américas, faz-nos como São Juan Diego, portadores de tua mensagem e da vontade de Deus. Amém.

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!

Mais informações sobre os missionários de guadalupe entre em contato:

Rua Rui Barbosa, nº 405 – Centro/Itacoatiara-AM

(92) 99198 3391

(92) 3521 5672

Rua Santa Luzia, nº 03 – Santa Etelvina/Manaus-AM

(92) 3228 1161

(92) 3228 1048

Texto e Oração: Arquivo dos Misisonários de Guadalupe – Missão Amazônia

Adaptação do Texto, ocasião dos 32 anos: Padre José Luiz Torrez, MG e Lucas Evangelista de Souza

Fotos: Wander Luis

 

 

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *