Arquidiocese de Manaus

UTI do Hospital de Campanha Municipal é abençoada por Dom Leonardo

O Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, acompanhado do bispo auxiliar, Dom Tadeu Canavarros, abençoou na noite do dia 12 de abril, a primeira das duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes, que está sendo montado no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime), na Avenida Comendador José Cruz, no Lago Azul, zona Norte. O espaço conta com 18 leitos e está apto para o funcionamento, visando auxiliar no atendimento de pacientes com Covid-19 que se encontram internados em outras unidades de saúde. No local foram instalados  um tanque criogênico com capacidade para 850 metros cúbicos de oxigênio, e também dois geradores de energia de 500 kva cada, o que representa o dobro da necessidade do local.

“Eu e Dom Tadeu Canavarros pudemos abençoar o recinto, como também as pessoas que desenvolverão o serviço em favor da vida das pessoas que ali serão atendidas. Pude mais uma vez manifestar a gratidão a todas as pessoas da saúde que têm se dedicado dia e noite aos doentes. Como era domingo de Páscoa, lembrei a vida nova que o ressuscitado nos concedeu e a esperança que recebemos como dom da fé: crer que é sempre possível, envidar todos os esforços para salvar vidas. A iniciativa mostra que somos guiados pela esperança para servir e ajudar. A bênção do hospital de campanha municipal possa curar muitos irmãos, mas também proteger os nossos irmãos e irmãs que são profissionais da saúde”, afirmou Dom Leonardo.

O prefeito Arthur Virgílio Neto assume a responsabilidade de um hospital de campanha, juntamente com o Grupo Samel e outras empresas privadas, para minimizar o colapso na saúde. “Nesse momento temos muitos homens e mulheres dando o melhor de si para que possamos ampliar o atendimento a quem precisar, por isso, peço em respeito a essas pessoas que trabalham para salvarmos vidas que a população fique em casa”, enfatizou o prefeito.

Disse ainda que com a primeira UTI pronta e com a grande demanda de pacientes, foi decidido por em funcionamento a unidade antes mesmo da adaptação do prédio por completo que contará com um total de 150 leitos. “Com o sistema colapsado é preciso a máxima rapidez para oferecer atendimento a quem precisa. Montamos essa UTI em tempo recorde e desejamos que o hospital entre em funcionamento na sua totalidade o mais rápido possível”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, elogiou a celeridade dos trabalhos e a qualidade dos equipamentos da UTI. “Apesar de ser um hospital de campanha estamos seguindo um padrão de qualidade que pode ser visto não só nos equipamentos, quanto nas instalações. São tempos difíceis e não podemos medir esforços para vencer essa guerra”, explicou Magaldi.

O presidente do Grupo Samel, Beto Nicolau, agradeceu a parceria com o grupo Transire e principalmente com o prefeito Arthur Neto. “A prefeitura não tinha a obrigação de fazer um hospital de campanha, mas o prefeito Arthur não ficou parado diante dessa situação e cedeu essa escola de padrão internacional para instalarmos esse hospital, que tenho a certeza que irá salvar muitas vidas”, disse o presidente da Samel.

Toda a instalação do Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes deverá ser finalizada nos próximos dias e deve alcançar até 150 leitos, priorizando o aparelhamento da segunda UTI, que poderá disponibilizar mais 18 unidades.

 

Texto adaptado

Por Ulysses Marcondes / Semcom

Fotos: Alex Pazuello / Semcom



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *