Celebração da Paixão recorda Jesus que se entrega pela salvação do mundo

Neste ano, a Arquidiocese de Manaus vivenciou uma sexta-feira santa diferente, em virtude na necessidade de suspender os eventos que aglomerem pessoas visando evitar a proliferação do Coronavírus-Covid 19, não foi possível realizar duas tradicionais procissões que reuniam cerca de 40 mil pessoas por ano: a Via-Sacra e a procissão do Senhor Morto. Mas os fiéis puderam vivenciar cada momento acompanhando a celebração da Paixão e Via-Sacra através dos meios de comunicação e redes sociais.

Na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, o Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, celebrou a Celebração da Paixão de Cristo, junto com seus auxiliares Dom Tadeu Canavarros e Dom José Albuquerque, na tarde do dia 10 de abril, que foi transmitida pela TV Encontro das Águas, Rádio Rio Mar e redes sociais da Catedral (Facebook e Instagram).

Na ocasião, o arcebispo fez uma profunda e profética reflexão sobre este momento importante para os cristãos, por aproximar todos ao “mistério da morte que passa pela injustiça da condenação, pelo sofrimento desmedido, pela dor insuportável, pela solidão cercada de pessoas da intimidade. Nessa contradição, celebramos, na Cruz, a libertação, a plenificação do mistério da morte e da vida. Morte, desabrochar da vida em sua plenitude […] Hoje é o dia em que colocamos, diante dos nossos olhos, a pobreza de Deus, a fraqueza de Deus, a morte do homem-Deus. Celebramos hoje a morte. Um Deus que, na morte mais dolorosa, faz a terra se unir ao céu”, conforme afirmou Dom Leonardo.

A celebração iniciou em absoluto silêncio. Depois houve a leitura da paixão, homilia, a apresentação da cruz coberta e apresentada três vezes, seguida da adoração e o beijo da Cruz. A segunda para foi uma breve procissão dentro da Catedral, no qual o Arcebispo carregou uma cruz de madeira, com paradas e reflexões diante dos quadros que mostram cada estação da via-sacra de Jesus.

11

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários