Arquidiocese de Manaus

Papa Francisco completa 7 anos do seu pontificado

A fumaça branca na chaminé da Capela Sistina, na noite do dia 13 de março de 2013 em Roma, indicava a eleição de um novo Papa para a Igreja Católica. Jorge Mário Bergoglio quis se chamar Francisco, e desde aquele dia conquistou todos com a sua simplicidade. Hoje, ele é conhecido no mundo como o Papa dos Pobres.

Já são 7 anos do pontificado do primeiro Papa latino-americano e das Américas, um jesuíta intelectual que modernizou a conservadora Igreja Católica Argentina.

Muitos momentos marcam de forma significativa o governo de Francisco, entre eles, o Sínodo para a Amazônia que ocorreu de 6 a 27 de outubro no Vaticano. Representantes da Arquidiocese de Manaus estiveram presentes no sínodo, em sua grande maioria, religiosos, padres sinodais, além de leigos e da presença feminina.

Irmã Rose Bertoldo da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, foi uma das 35 mulheres que participou do Sínodo. Segundo ela, o pontífice é marcado pela simplicidade e diálogo.

Padre Luís Miguel Modino esteve na Equipe de Comunicação da REPAM (Rede Eclesial Pan-Amazônica). Ele destaca que o papa desde o princípio mostrou amor pelos pobres e que a igreja precisa estar nas periferias.

Leigos da Arquidiocese de Manaus também comentaram que o Papa é muito próximo das pessoas na sua fala e jeito simples. Thiego Paiva é animador de pastoral na Comunidade São Francisco de Assis da Área Missionária Família de Nazaré, ele recorda a emoção no dia 13 de março de 2013, dia da eleição do pontífice.

Francisco também ganhou o coração da juventude. Lidiane Cristo é Analista Social no SARES (Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental). Segundo ela, o papa Francisco é um grande referência e suas exortações apostólicas são o legado do seu pontificado.

Vida longa ao Papa Francisco

Ouça a matéria na íntegra:

 

 

Rádio Rio Mar – Rafaella Moura

Foto: Vatican News



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *