Pe. Matías Luna toma posse como novo pároco da A.M.N.Sra. dos Navegantes

A Área Missionária Nossa Senhora dos Navegantes (AMNSN), acolheu neste domingo, 8 de março, o seu novo pároco, Pe. Matías Ezequiel Luna, recém chegado ao Brasil, vindo da Argentina em missão na Arquidiocese de Manaus. A celebração teve início por volta das 17h30, sendo realizada na igreja da comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, localizada à Rua da Paz, 12, bairro Mauazinho, presidida pelo bispo auxiliar e vigário episcopal da Região Episcopal N. Sra. dos Navegantes, Dom Tadeu Canavarros, concelebrada pelo Arcebispo Emérito, Dom Sergio Castriani, auxiliados pelos diáconos Armando Borges e Raimundo Nonato.

Após a procissão de entrada e as boas vindas do bispo, Dom Tadeu pediu para que Pe. Matías se apresentasse e, em seguida, o novo pároco realizou o Juramento de Fidelidade, onde ele proclama que promete conservar sempre a comunhão com a igreja católica. Como parte do rito, antes da proclamação do Evangelho, o bispo também entregou o Evangelho para o novo pároco, uma vez que é o seu dever anunciar a Palavra de Deus a todos as pessoas sem distinção. Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro. Transforma em fé o que lês, ensina o que crês e procura realizar o que ensinas”, disse Dom Tadeu ao entregar o Evangelho.

Depois da homilia, reiniciou o rito de tomada de posse do novo pároco com Pe. Matías realizando a Profissão de Fé e, logo após, o mesmo recebeu das mãos de Dom Tadeu, alguns instrumentos que simbolizam o desempenho de sua missão enquanto pastor, como: as chaves da igreja, do sacrário, os instrumentos do batismo e a estola roxa, instrumento para a administração do sacramento da penitência. Após esse momento, Dom Tadeu deu uma abraço em Pe. Matías declarando assim, empossado o novo padre, que recebeu os aplausos da assembleia e também o abraço da paz de alguns membros da comunidade.

Antes do final da celebração, diácono Armando, que esteve a frente da AMNSN nos últimos quatro anos, fez um breve agradecimento à comunidade e à Arquidiocese pela confiança.“Chegamos aqui no dia 13 de dezembro de 2015, éramos quatro, e no final ficou só eu que recebi o apoio do diácono Nonato. Agradecemos à confiança dos nossos bispos e também a toda a equipe que nos ajudou na realização dos trabalhos, as equipes que colaboraram na celebração, às religiosas, enfim, a todos. Também desejo uma boa gestão ao novo padre que vai cuidar aqui do povo da nossa área missionária, com suas oito comunidades confiadas a ele e seus 35 Ministros para apoiá-lo”, disse o diácono.

Pe. Matías tem 40 anos (11 de sacerdócio), é de São Tomé, na Argentina, chegou no dia 3 de fevereiro à Manaus, participou do curso de Realidade Amazônica promovido pelo Itepes e do Renascer, evento promovido pela Comunidade Shalom no período de carnaval. Em seu país atuava como pároco na paróquia N. Sra da Paz e depois trabalhou na paróquia N. Sra da Assunção, onde largou tudo para vir ao Brasil em missão. “Estamos iniciando na AMNSN uma nova administração, com um novo pároco. Ele vai cuidar de vocês e vocês vão cuidar dele, ele vai usar o Dom dele para assumir esse Compromisso com vocês, de guiar a comunidade e ser o pastor que existe para a comunidade e para vocês”, disse Dom Tadeu.