Arquidiocese de Manaus

CRB promove o Encontro de Acolhida de Irmãs e Irmãos da Vida Religiosa Consagrada

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), promoveu neste sábado (7/3), o Encontro de Acolhida da CRB – Núcleo Manaus. O evento foi realizado nas dependências do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, localizado à Rua Silva Ramos, 833 – Centro, reunindo aproximadamente 120 Irmãs e Irmãos da Vida Religiosa Consagrada. O encontro, também contou com a presença de Dom Tadeu, bispo referencial da CRB-Manaus e Dom Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus, que dirigiu sua mensagem de acolhida ao grupo, agradecendo as Irmãs e Irmãos pela presença e missão desenvolvida na Arquidiocese de Manaus.

O Encontro foi organizado pela Irmã Paulina, pelo Irmão Ronilton e pela Irmã Vera coordenadores do núcleo, com o objetivo é promover o Encontro da Vida Religiosa Consagrada do Núcleo de Manaus e acolher as novas Irmãs e os novos Irmãos que chegaram para a missão na Amazônia que são mais de 20, oferecendo momentos de formação, convivência e espiritualidade.

“A gente precisa criar a cultura do encontro e, a vida religiosa em si, tem essa característica, reunir os diversos carismas que estão presentes no núcleo Manaus, para acolher os novos religiosos que estão chegando na Amazônia. Ao mesmo tempo tivemos o momento da formação, onde tivemos o diálogo com alguns religiosos e religiosas que estiveram no Sínodo que partilharam conosco um pouco dessa experiência sinodal”, disse Irmão Ronilton Neves.

Na programação também estava incluída uma ‘roda de conversa’ com os religiosos(as) que estiveram no Sínodo Pan-Amazônico e na Tenda da Casa Comum, realizado em outubro de 2019 em Roma. Neste momento foi partilhado os sonhos que o Sínodo propôs e as experiências pessoais do encontro com o Papa. A tarde após o almoço, também foram realizadas mais quatro ‘rodas de conversa’ com os grupos da Rede Um Grito Pela Vida; Novas Gerações; Grupo de Formação Bíblica; que debateram sobre suas experiências de missão. O encontro finalizou com uma bonita homenagem às mulheres

Para Irmã Salesiana Raimunda Tavares, que administra a Escola Santa Maria Mazarelo, situada no bairro do Alvorada 1, esses encontros são importantes para ver a dimensão de fé na missão para Jesus. “Estamos no mesmo barco da vida religiosa, embora cada carisma tenha sua dimensão de fé e de missão, cada um na sua realidade, cada um na sua comunidade, mas todos em missão, juntos nesta intercongrecionalidade que muito importante”, disse a Irmã natural de Barreirinha, mas que já atuou São Gabriel da Cachoeira, Manicoré e outros municípios do Amazonas. 

Fotos colaboração: Coordenação da CRB – Manaus



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *