Arquidiocese de Manaus

Área Missionária Santa Helena realiza Chá em prol dos Seminaristas do Propedêutico

A Área Missionária Santa Helena (AMSH), pertencente ao setor Padre Ruggero Ruvoletto – Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, promoveu na noite de 6 de março, um Chá com os Seminaristas do Propedêutico, com o objetivo de arrecadar doações de materiais de higiene pessoal e também proporcionar um momento de fraternidade da AMSH com os novos seminaristas. O evento teve início por volta das 19h30 e foi realizado no Seminário Propedêutico Arquidiocesano Pe. Luiz Gonzaga Sousa, localizado à Rua Natal nº 1, bairro Novo Israel e contou com a presença do Reitor do Seminário São José, Pe. Zenildo Lima; do Bispo Auxiliar, Dom Tadeu Canavarros; do Arcebispo Emérito, Dom Sergio Castriani e do Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, além da presença de vários comunitários da AMSH e dos familiares e amigos dos seminaristas.

O Seminário Propedêutico está vinculado como Seminário Menor segundo o código de direito canônico 234. O Propedêutico é uma das etapas do processo formativo dos candidatos ao sacerdócio na Arquidiocese de Manaus e na Diocese de São Gabriel. Regido pelo Documento do Vaticano II, pelo código do Direito Canônico e pelos demais documentos emanados pela Santa Sé. A equipe de formação do Seminário Propedêutico é formada pelos sacerdotes: Pe. Manoel Rubson, Diretor Espiritual; Pe. Humberto Vasconcelos, Coordenador da Vida Comunitária; e Pe. Eduardo Santos, Supervisor Geral. Esse ano o Seminário conta com nove novos seminaristas, provenientes de várias paróquias e áreas missionárias de Manaus, sendo três deles vindos do município de Manaquiri.

“Hoje é uma noite de alegria e de festa, uma noite que mais uma vez o Seminário Propedêutico abre as portas para que todos vocês se sintam em casa e que hoje nós possamos partilhar, não só o nosso alimento, mas também a experiência de vida e vocação dos nossos seminaristas”, comentou Pe. Eduardo, dando as boas vindas. Pe. Humberto completou o momento dizendo: “Desde já agradecemos a contribuição de todos e todas para com nossos seminaristas, aqui temos amigos e familiares que se reuniram em prol do seminário nesse chá promovido pela AMSH, para conhecer nossas atividades e contribuir com os nossos rapazes. Se outras paróquias e/ou áreas missionárias quiserem contribuir, é só entrar em contato que iremos até eles também”, explicou Pe. Humberto.

Após às boas vindas dos padres coordenadores, cada um dos nove seminaristas fez uma breve apresentação, falando o seu nome, idade e como surgiu a sua vocação. Depois desse momento Dom Tadeu deu a benção de acolhida e Dom Leonardo finalizou com algumas palavras de agradecimento. “Muito obrigado por vocês ajudarem a cultivar as vocações, pois é tão bom ver tanta gente aqui se preocupando com nossos futuros padres, isso é uma participação da igreja e, isso que vocês trouxeram é um pequeno sinal desse cuidado e participação que vocês têm na formação desses nossos irmãos. Continuem rezando, ajudando e marcando presença na comunidade, para que eles percebam que estão realmente à serviço das comunidades e dos pobres. Deus abençoe a todos”, disse o Arcebispo.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *