Arquidiocese de Manaus

“Mantendo os olhos fixos em Jesus” foi o tema abordado durante o retiro do clero da Arquidiocese de Manaus

De 2 a 5 de março, o Centro de Treinamento Maromba recebeu os presbíteros da Arquidiocese de Manaus para mais um retiro anual do clero que acontece todos os anos na época da Quaresma. Esse ano o tema central do encontro foi “Mantendo os olhos fixos em Jesus” (Hb12, 2) e teve como assessor, Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo da prelazia de Itacoatiara. Ao todo, o evento contou com 70 participantes, incluindo os bispos eméritos Dom Mário Pasqualotto e Dom Sergio Castriani, os bispos auxiliares, Dom José Albuquerque e Dom Tadeu Canavarros, e o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, que presidiu a missa de encerramento do retiro, realizada na capela da maromba na manhã desta quinta-feira (5/3).

O encontro dos presbíteros começou com a acolhida a partir das 18h do dia 2/3 e abertura oficial às 20h30 com uma breve reflexão sobre o tema e a importância de Maria, a mulher do sim que fez a vontade do Pai. O retiro contou com momentos de oração, reflexão, partilha, deserto, vigília, confissões e celebração. Segundo Dom Ionilton, o tema abordado, “Mantendo os olhos fixos em Jesus”, foi escolhido com a proposta de retomar alguns aspectos da vida de Cristo, como: Jesus Orante, A identidade de Jesus, Jesus e os pobres, Jesus e as mulheres, e Jesus Missionário.

“Nesse retiro nós retomamos alguns aspectos da vida de Jesus, como a pessoa que nos ensinou a rezar e rezava com regularidade, mostrando a importância da oração, sobretudo para nós sacerdotes que vivemos uma vida orante e de intimidade com Deus, por isso que a igreja nos considera mestres da oração. Também contemplamos o Jesus que tinha uma identidade assumida, Ele sabia quem era e Ele sabia exatamente o que veio fazer no mundo e nós, enquanto ministros ordenados, precisamos ter essa consciência do chamado que Deus nos fez.

Trabalhamos a relação de Jesus com os pobres e nós sacerdotes precisamos se inspirar nele para viver a nossa missão com os pobres; depois olhamos Jesus com o seu relacionamento com as mulheres, um tema que o Sínodo para a Amazônia trouxe algumas escutas, mostrando como Jesus soube se relacionar bem e integrar as mulheres na missão; e concluímos com o tema Jesus andante e o seu papel como missionário e pescador de homens”, explicou o assessor do retiro, Dom Ionilton.

Dos 70 participantes, fora os presbíteros diocesanos, também estiveram presentes os padres missionários (vindos de outras dioceses e que aqui trabalham), assim como padres religiosos de algumas congregações (Missionários de Maria Imaculada, Espiritanos, Jesuítas). De acordo com o Pe. Eduardo Santos, coordenador da Pastoral Presbiteral, esse é um retiro preparado e pensando com um duplo objetivo. “Esse é um retiro anual pensando com muito carinho, pois visa a preparação quaresmal e também a renovação espiritual do ministério do presbítero e, esse ano nós mantivemos a programação básica com poucas mudanças, a principal novidade é que esse é o primeiro retiro com o novo arcebispo que já passou algumas orientações para nossa Arquidiocese”, disse Pe. Eduardo. 

Fotos:  Pastoral Presbiteral



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



One comment on ““Mantendo os olhos fixos em Jesus” foi o tema abordado durante o retiro do clero da Arquidiocese de Manaus”

  • Zenildo Lima disse:

    Além de uma experiência do Espírito que nos favorece o conhecimento de Jesus, o Retiro é sempre um expressivo momento da comunhão dos presbíteros entre si e com a Arquidiocese.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *