Arquidiocese de Manaus

Pe. Luis Gataroso toma posse como novo pároco de N.Sra. Consoladora dos Aflitos

A Paróquia Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, pertencente à Região Episcopal N. Sra. dos Navegantes – Setor Maria Mãe da Igreja, acolheu na noite deste domingo, 1º de março, o seu novo pároco, Pe. Luís Fernando Carnielli Gataroso. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, concelebrada pelo bispo auxiliar, Dom Tadeu Canavarros; Pe. Arnaldo Martins, Reitor do Seminário Copiosa Redenção – Paróquia São Lázaro, além dos padres Ivonei Adriani e Kleber Tostes, da Arquidiocese de Ribeirão Preto e demais padres do clero de Manaus, auxiliados pelo diácono Raimundo Nonato.

Pe. Luís Nasceu na cidade de Santa Rita do Passa Quatro (SP), em 3 de janeiro de 1981, sendo ordenado padre em 9 de julho de 2008, pelas mãos de Dom Joviano de Lima Junior. Faz parte da ação missionária Ribeirão Preto-Manaus, foi designado pelo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva para substituir Pe. Thiago Barbosa, que estava a frente da paróquia desde novembro de 2016, quando foi empossado pelo Arcebispo Emérito Dom Sergio Castriani e agora retorna para Ribeirão Preto onde irá assumir uma nova missão em outra paróquia.

“Nesta Eucaristia, nós nos despedimos do Pe. Thiago e agradecemos pelo seu ministério no meio de nós, um ministério fecundo e faz exatamente com que enriqueça a sua vocação presbiteral. Sei que vocês podem estar meio tristes com a partida dele, mas essa partida é para o envio de uma nova missão que ele ira assumir lá em Ribeirão Preto. Então é grande a nossa alegria de poder enviá-lo para um novo trabalho e enriquecimento pastoral. Muito obrigado por tudo aquilo que fez e colaborou para o crescimento do reino de Deus nesta parcela da Arquidiocese de Manaus e é com grande alegria também que acolhemos o Pe. Luis que agora vem somar conosco”, comentou Dom Tadeu durante as boas vindas de acolhida dos celebrantes.

Após esse momento, deu-se início a primeira parte do rito de posse, que consistiu na leitura do Decreto de Nomeação do novo pároco, em seguida, o novo pároco realizou o Juramento de Fidelidade, onde ele proclama que promete conservar sempre a comunhão com a igreja católica. Como parte do rito, o arcebispo também entregou o Evangelho para o novo pároco, uma vez que é o seu dever anunciar a Palavra de Deus a todos as pessoas sem distinção. “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro. Transforma em fé o que lês, ensina que crês e procura realizar o que ensinas”, disse Dom Leonardo ao entregar o Evangelho.

Depois da homilia, reiniciou o rito de tomada de posse do novo pároco com Pe. Luis realizando a Profissão de Fé e, logo após, o mesmo recebeu das mãos de Dom Leonardo e Dom Tadeu, alguns instrumentos que simbolizam o desempenho de sua missão enquanto pastor, como: as chaves da igreja, do sacrário, os instrumentos do batismo e a estola roxa, instrumento para a administração do sacramento da penitência. Após esse momento, Dom Leonardo declarou o novo padre empossado e recebeu os aplausos da assembleia e o abraço da paz dos bispos e de alguns membros da comunidade.

Antes do fim da celebração, Pe. Thiago e Pe. Luís disseram algumas palavras de agradecimento, tanto pela acolhida pelo tempo que estiveram aqui, quanto pela acolhida de quem chega agora para dar continuidade aos trabalhos. “São vocês que fazem essa igreja bela e hoje minha família está aqui junto comigo para agradecer a todos os agentes de pastoral, equipe de música, ministros, enfim, sou muito grato a todos que estiveram comigo nesses anos. A nossa vida é comunhão com Deus e que essa paróquia se mantenha unida com o Pe. Luís, essa é a graça de ser comunidade, caminhando e crescendo. Agradeço também aos nossos bispos e aos padres com quem aqui eu trabalhei. Que Deus abençoe a todos”, disse Pe. Thiago emocionado.

Na sequencia foi a vez de Pe. Luís fazer uma belo discurso onde agradeceu o carinho da recepção da comunidade e deu ênfase em prestar um serviço de continuidade em comunhão com a Arquidiocese de Manaus. “Coloco-me a disposição e contem comigo naquilo que for necessário a essa porção do povo de Deus no qual eu sou responsável, pois desde o dia que ficou sacramentado a minha vinda para Manaus, tenham certeza que vocês estavam em meu coração e em minhas orações. Deixo minha gratidão a todos vocês que estão aqui presente, que vieram de outras paróquias e lugares, amigos do Pe. Thiago que hoje também se tornam meus amigos e extensão da minha família. Deus não quer o nosso muito, Ele quer o nosso tudo! aqui estou, amém”, comentou Pe. Luís.

Homilia do Arcebispo

Durante a homilia, Dom Leonardo falou a respeito da nossa fé que é iluminada pela morte e ressurreição de Jesus e palas tentações que são salientadas na primeira leitura por Adão e Eva e no evangelho, por Jesus. Depois finalizou falando a respeito da chegada do novo padre. “A tentação não é pecado, a tentação é para se abrir para misericórdia de Deus e curar o nosso coração, e é isso que as leituras de hoje querem nos mostrar nesse tempo da quaresma, onde estamos celebrando a Campanha da Fraternidade e lembrando os compromissos da vida.  E hoje também recebemos em nossa Arquidiocese o Pe. Luís, que foi enviado da Arquidiocese de Ribeirão Preto e estamos agradecidos por isso. Cuidem dele, cuidem do seu pároco, rezando com ele, ajudando na missa, na catequese, na liturgia, no dízimo, pois ai que está a beleza da vida em comunhão profunda com Deus”, disse Dom Leonardo em um trecho da sua homilia.

    



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



One comment on “Pe. Luis Gataroso toma posse como novo pároco de N.Sra. Consoladora dos Aflitos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *