A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Manaus, promoveu na noite desta sexta-feira (28/2), a segunda edição de 2020 do evento Di@logando, que reuniu cerca de 50 agentes da Pascom e demais interessados no espaço Vivian, localizado nas dependências do Colégio Preciosíssimo Sangue – situado à Av. Constantino Nery 1751, onde foi abordado o tema “Comunicação & Direitos”, tendo como palestrantes Alberto D’Almeida, advogado e professor universitário; e Thiago Litaiff, advogado e assessor jurídico da Arquidiocese de Manaus.
O evento teve início às 18h30 e, no decorrer de três horas, os formadores tiraram dúvidas e orientaram os participantes sobre direitos autorais, direitos de uso de imagem e de voz, fundamentos do trabalho voluntário na Pascom e outros. Segundo a coordenadora da Pascom Arquidiocesana, Adriana Ribeiro, ao longo do ano ainda serão realizadas outras edições a fim de promover maior proximidade entre a coordenação arquidiocesana e os agentes que estão nas paróquias e áreas missionárias.
“A gente precisava trazer os agentes da Pascom aqui para ouvi-los, anotar as dúvidas e questionamentos para poder ir com os profissionais, como o Thiago e o Alberto e ver se nossas ações estão de acordo com o que diz as normas. No decorrer do ano, faremos outras atividades e encontros, sempre discutindo algum assunto importante sob a ótica da comunicação e nós contamos sempre com a participação dos agentes pastorais, do clero, das religiosas pois essa troca de experiências é super positiva e, reencontrar os que já caminham e conhecer os novos agentes é sempre motivo para louvar a Deus, renovar o ânimo e a perseverança na missão”, comentou.
O primeiro tema abordado foi sobre ‘Direitos autorais de uso de imagem e de voz’, realizado pelo advogado Alberto D’Almeida, que falou de forma descontraída sobre um assunto muito sério e que pode gerar consequências desagradáveis caso seja usado da forma incorreta. “É muito importante para a igreja e suas Pastorais de Comunicação, estarem preparadas para passar a informação de maneira legal, servir com qualidade e proteger todos os direitos, seja de quem assiste ou da pessoa que está aparecendo, espero que nós possamos ter vários eventos como esse para que possamos ter sempre agentes bem informados dentro do que pode ou não perante a lei”, disse Alberto.
Na sequencia foi a vez de Thiago Litaiff falar a respeito do ‘Trabalho voluntário na Arquidiocese de Manaus’, onde passou várias dicas e também tirou dúvidas dos presentes sobre contrato, termo de adesão e relação da boa fé entre ambas as partes e finalizou com uma dinâmica para contextualizar o assunto abordado. “O voluntariado não pode ser confundido com aspectos trabalhistas, isso que tratamos aqui e é muito importante para quem trabalha com comunicação, para que esteja ciente sobre a sua participação no que diz respeito a esse trabalho que é gratuito, não requer ônus. Por isso que é bom, tanto para a igreja como para o voluntário, tenham um termo de adesão por escrito e que assim possa existir uma melhor relação contratual entre ambas as partes”, explicou Thiago.
Agradecimentos da Coordenação da Pascom
“Nós, da Pascom Arquidiocesana, só temos a agradecer aos que puderam participar do evento debatendo um assunto tão sério e tão importante, que merece nossa contínua atenção. Aos que não puderam estar conosco hoje, sugiro que coloquem este assunto em pauta. Temos muito a aprender e discutir sobre comunicação e direitos. Hoje demos o pontapé inicial. Mas a caminhada vai nos exigir outros passos. Continuemos juntos, buscando o melhor caminho para seguirmos aquele que é o comunicador perfeito”, concluiu Adriana.