Entenda porque o canto do Glória e Aleluia não estão presentes no período quaresmal

Você sabe porque o Glória e o Aleluia são omitidos na Quaresma?

São exatamente 40 dias em que o glória e o aleluia não aparecem nas missas. Isso porque são hinos de celebração, de alegria e de muita festa pela vinda do Senhor que vem na Eucaristia.  Durante a quaresma é necessário que esta alegria seja contida até o Domingo da Ressurreição. E deste tempo nos convida a oração, jejum e penitência, além de um ambiente muito mais silencioso.

É uma época que recorda muito a expectativa vivida no advento, tempo que antecede o Natal. O povo cristão espera o segundo “nascimento” de Cristo a partir do sepulcro.É um tempo de purificação.

E a palavra Aleluia na expressão hebraica significa “louvai ao Senhor”; enquanto a palavra glória remete exaltação, por isso, esses cantos são retirado durante a Quaresma, como afirma a Irmã. Cidinha Batista, da congregação das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre.

Todo tempo litúrgico tem cantos próprios e é preciso saber escolhê-los bem.

Em sua homilia na quarta-feira de cinzas, o Papa Francisco afirma que,  “A Quaresma não é o tempo para fazer cair sobre o povo inúteis moralismos, mas para reconhecer que as nossas míseras cinzas são amadas por Deus. É tempo de graça, para acolher o olhar amoroso de Deus sobre nós e, assim contemplados, mudar de vida. Estamos no mundo para caminhar da cinza à vida”

Uma santa quaresma a todos!!!

Ouça a matéria na integra:

 

 

Rádio Rio Mar – Rafaella Moura

Foto: Divulgação 

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários