Dom Leonardo recebe a visita do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral e ao Caixa Dois

Na tarde desta sexta-feira (21/2), o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, recebeu em seu gabinete no Centro Arquidiocesano São José (CASJ), os coordenadores do Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção Eleitoral e ao Caixa Dois nas Eleições. O encontro contou com a participação de Dom Sergio Castriani, Arcebispo Emérito de Manaus; Carlos Santiago, representante da OAB e presidente do Comitê; Nelson Aniceto, representante do Conselho Regional de Administração; Manoel Junior, representante do Conselho Regional de Contabilidade; Elcilene Rocha e Cassios Clei, representantes da OAB; Wilson Reis, representante da Federação Nacional dos Jornalistas; Pe. Geraldo Bendaham, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral; Frei Paulo Xavier, Pároco da paróquia São Sebastião e Patrícia Cabral, coordenadora do conselho de Leigos da Arquidiocese.

O Comitê é uma representação no Amazonas do Movimento Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), formado há 20 anos por mais de 120 entidades da Sociedade Civil e coordenado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conselho Federal de Economia, Conselho Federal de Administração, Conselho Federal de Contabilidade, Confederação Nacional dos Jornalistas e já contabiliza importantes conquistas.

Foi instalado em 2016, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas, com objetivo de propor uma reforma política inclusiva com mais participação da mulher na vida política, com mais negros e índios nos parlamentos e nos governos; fazer campanha de conscientização sobre a importância do voto para melhorar a qualidade da democracia e dos políticos brasileiros; fiscalizar e denunciar a corrupção eleitoral, porque o representante ou governante eleito por meios ilícitos, tende a ser um péssimo gestor e corrupto.

Segundo Carlos Santiago, a reunião aconteceu com o objetivo de apresentar a coordenação ao novo Arcebispo e divulgar as atividades realizadas pelo Comitê que envolve: debates políticos, cursos destinados a pessoas que não tem acesso à Legislação Eleitoral e debates sobre o papel da mulher na política, entre outros. “Nós tivemos essa reunião ampliada do Comitê com Dom Leonardo para que ele tenha conhecimento sobre o trabalho do Comitê e pedir o apoio da Arquidiocese nessa missão do Comitê” disse o presidente do Comitê. Entre as decisões tomadas ficou agendada a data do lançamento oficial das atividades 2020 do Comitê, para o dia 24/3 às 10h no CASJ, situado no antigo prédio da faculdade de Direito da UniNorte – Praça 14.

Palavras do Arcebispo

De acordo com Dom Leonardo, foi um encontro muito positivo e onde foi analisado a situação politica do momento, assim também qual a contribuição que o Comitê pode fornecer visando as próximas eleições. No decorrer do encontro o Arcebispo também sugeriu algumas atividades que poderiam ser realizadas pelo comitê e falou que a Arquidiocese de Manaus continuará dando todo o apoio ao comitê, juntamente com a presença de Dom Sergio Castriani.

“O Comitê deve ter a preocupação com a formação pedagógica criando subsídios sobre responsabilidade cidadã e cidadão, com reflexão em torno da política que sejam trabalhados nas comunidades, pois estamos vivendo um processo contrário à política, o que torna muitas pessoas avessas à questão. É necessário sair da discussão de grupo para o senso comum, pois os grupos políticos hoje, ideologicamente não são ideologia. Estamos vivendo a cultura do descarte da pessoa humana e temos a necessidade de fazer a conscientização contra as fakenews que estão acabando com a política”, comentou o Arcebispo.